AO VIVO

Acompanhe a transmissão em tempo real do concurso Miss Mercedes 2024

COTIDIANO

Secretário explica um milhão de litros de água de reservatório em Entre Rios do Oeste jogados em bueiro

O reservatório passou por um teste padrão para garantir a segurança da estrutura e a água armazenada para o teste não era potável devido à presença de resíduos

Entre Rios do Oeste
Água | 26/03/2024 17h29

(Foto: Correio do Lago )

O secretário de Saneamento Básico, Energias Renováveis e Iluminação Pública de Entre Rios do Oeste, Carlos Eduardo Lewandowski, explicou o motivo pelo qual a água do reservatório localizado no Centro de Eventos precisou ser escoada. A ação ocorreu após um morador filmar a água sendo jogada em um bueiro e ter questionado o motivo dela não ter sido usada para abastecer a cidade.

O reservatório, de modelo aço vitrificado com capacidade de mil metros cúbicos (um milhão de litros), passou por um teste hidrostático de estanqueidade, procedimento padrão para garantir a segurança da estrutura. Conforme Lewandowski, este procedimento consiste em encher o reservatório por completo e mantê-lo em sua capacidade máxima por 30 dias.

A água em questão estaria armazenada na caixa para este teste e não é potável devido à presença de resíduos de selante e impermeabilizante utilizados na construção do reservatório, conforme explica o secretário. Após o teste, a água é escoada e o reservatório é reparado, caso necessário.

Foi necessário descartar estes mil metros cúbicos, mesmo faltando água na cidade, para garantir a saúde da população. Este descarte era previsto e necessário.

O secretário ressalta que essa perda é operacional e deve ser feita em todos os modelos de reservatórios similares. Além disso, ele destaca que as perdas não aparentes, como gatos de água e vazamentos no subsolo, representam cerca de 70% do total de perdas de água em um sistema de abastecimento.

Com informações de Correio do Lago


Facebook WhatsApp