COTIDIANO

Curitiba é a capital menos desigual do Brasil, aponta Instituto Cidades Sustentáveis

A publicação reúne 40 indicadores de diferentes bases e levantamentos públicos, como o Censo 2022, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

Paraná
Cidades | 27/03/2024 19h52

(Foto: Roberto Dziura Jr/AEN )

Curitiba foi considerada a capital menos desigual do país. É o que mostra o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado na terça-feira (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis, levando em conta indicadores como renda, moradia, saúde, educação e violência. Com 677 pontos dos 1.040 possíveis, a cidade ficou à frente das outras 25 capitais brasileiras.

A publicação reúne 40 indicadores de diferentes bases e levantamentos públicos, como o Censo 2022, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Os indicadores também estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Curitiba é o município mais populoso do Paraná, com 1.773.733 habitantes, um aumento de 1,2% em relação ao Censo 2010. A capital paranaense é a 8ª maior do Brasil em termos populacionais, em um ranking liderado pelo município de São Paulo (11.451.245).

Também foram utilizados dados de organizações não governamentais em relação às emissões de CO2 per capita, com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima (OC); e desmatamento, que usa informações do MapBiomas.

Atrás da capital paranaense estão Florianópolis (672 pontos), Belo Horizonte (615), Palmas (607) e São Paulo (594). Por último no ranking estão Porto Velho (373), Recife (392) e Belém (393). Entre os destaques da pesquisa, Curitiba é a segunda capital com o menor número de pessoas abaixo da linha da pobreza, com uma taxa de 2,3%, atrás apenas de Florianópolis (1,1%).

Com informações de Agência Estadual de Notícias


Facebook WhatsApp