COTIDIANO

Sussurrofone: ferramenta simples que potencializa a leitura no ciclo de alfabetização é aplicada na escola de Quatro Pontes

O sussurrofone é um dispositivo que direciona o som da fala diretamente ao ouvido do próprio leitor, permitindo que o aluno ouça sua própria voz de maneira clara e ampliada. Isso contribui diretamente para o reconhecimento fonêmico, o monitoramento da leitura e o aprimoramento da fluência

Quatro Pontes
educação | 22/05/2025 18h35

(Foto: Divulgação )

Em busca de novas estratégias para fortalecer o processo de alfabetização, a Escola Municipal Dona Leopoldina, está inovando com o uso do sussurrofone – um recurso pedagógico simples, mas altamente eficaz no desenvolvimento da leitura.

Feito, em sua maioria, com canos de PVC, o sussurrofone é um dispositivo que direciona o som da fala diretamente ao ouvido do próprio leitor, permitindo que o aluno ouça sua própria voz de maneira clara e ampliada. Isso contribui diretamente para o reconhecimento fonêmico, o monitoramento da leitura e o aprimoramento da fluência.

A iniciativa tem se mostrado promissora, especialmente entre os alunos do ciclo de alfabetização. Estudos na área de neurociência da leitura comprovam que a escuta ativa da própria voz durante a leitura em voz alta estimula as conexões neurais entre fonemas (os sons da fala) e grafemas (as letras), promovendo avanços significativos na aquisição da linguagem escrita.

Além disso, o sussurrofone atua como importante apoio ao desenvolvimento da consciência fonológica – habilidade considerada essencial na alfabetização inicial. “Essa prática tem demonstrado resultados muito positivos. Ao utilizarem o sussurrofone, as crianças conseguem se concentrar melhor na própria leitura, identificando sons e palavras com mais clareza. É uma estratégia simples, mas com grande impacto pedagógico”, afirma a secretária de Educação, Franciele Becker.

Com essa ação, a Escola Dona Leopoldina reforça o compromisso da rede municipal de ensino com práticas inovadoras e fundamentadas em evidências científicas, garantindo mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Com informações de Assessoria


Facebook WhatsApp