COTIDIANO

Estado anuncia edição 2026 do festival internacional de ciência em bares

O Pint Of Science 2026, que acontece anualmente em 27 em maio, busca conectar cientistas e comunidades locais de maneira leve, acessível e divertida

Paraná
Inovação e Inteligência Artificial | 23/10/2025 18h56

(Foto: SEIA-PR )

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, em parceria com a cervejaria Bodebrown, anunciou a realização do Pint Of Science 2026, festival internacional de divulgação científica em bares e restaurantes. O evento acontece anualmente em 27 países durante o mês de maio. O lançamento foi na noite de quarta-feira (22), na sede da Bodebrown, em Curitiba, com a presença de representantes do ecossistema de inovação do Paraná, servidores e comunidade acadêmica.

Criado na Inglaterra em 2013, o Pint of Science busca conectar cientistas e comunidades locais de maneira leve, acessível e divertida, promovendo debates fora dos ambientes acadêmicos tradicionais e aproximando a ciência da sociedade. Em 2015 a iniciativa chegou ao Brasil por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), sendo o primeiro país da América Latina a realizar o evento.

Em 2025, o festival contou com a adesão de 169 cidades brasileiras, sendo o maior número no mundo todo, superando países como Espanha, França e Reino Unido. O Paraná foi o estado que realizou o maior Pint Of Science do Brasil, com 31 cidades participantes e um aumento de 40% em comparação a edição de 2024, que contou com 22 cidades.

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que o objetivo é ampliar ainda mais o alcance do evento no Estado. “É uma iniciativa fantástica para aproximar a sociedade do que vem sendo feito em ciência, tecnologia e inovação e de uma forma descontraída", explica o secretário.

Segundo o coordenador regional sul do festival, Eduardo Inocente Jussiani, o Paraná tem uma ampla rede de universidades e centros de pesquisa, o que permitiu ao Estado ter uma grande participação no festival. “Esperamos que no próximo ano, com toda a articulação dessa rede, possamos ter um número ainda maior de cidades participantes.”

“É uma honra poder estar ao lado da ciência e da tecnologia, principalmente em um evento tão importante como o Pint Of Science, porque a ciência é a ponte de ligação para o amanhã”, destacou o CEO da cervejaria Bodebrown, Samuel Cavalcanti.

Com informações de AEN


Facebook WhatsApp