COTIDIANO
Cinco países se opõem ao acordo Mercosul-UE
Assinatura do acordo será neste sábado (17) no Paraguai
Geral
Mercosul-UE |
17/01/2026 11h39
Cinco países se opuseram ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que será assinado neste sábado (17), no Paraguai. França, Polônia, Áustria, Irlanda e Hungria votaram contra o tratado.
A oposição está relacionada, principalmente, a questões agrícolas.
No dia 8 de janeiro, o presidente francês Emmanuel Macron declarou que votaria contra a assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Segundo informações, o governo francês sofreu forte pressão de agricultores do país, que rejeitam a parceria com o bloco sul-americano.
Os demais países contrários ao acordo demonstram preocupação com a produção agrícola de alguns membros do Mercosul e com a possibilidade de concorrência desleal.
A assinatura do acordo comercial (Mercosul-UE) formaliza o fim da fase de tratativas técnicas e políticas iniciadas em junho de 1999, quando as partes começaram a negociar seus termos.
O texto estabelece a gradual eliminação de tarifas de importação para mais de 90% do comércio bilateral, envolvendo bens industriais (máquinas, ferramentas, automóveis e outros produtos e equipamentos) e produtos agrícolas. Após a assinatura, o texto será submetido ao Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país integrante do Mercosul.
Com informações de CATVE







 (4).jpg)




