COTIDIANO

Excesso de chuva leva Itaipu a abrir o vertedouro

Sistema deverá ser aberto neste domingo (30)


ITAIPU | 29/10/2016 11h26

Espetáculo das águas no Mirante do Vertedouro de Itaipu (Foto: Divulgação )

Por causa do excesso de chuva na cabeceira do Rio Paraná, o espetáculo das águas está garantido na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O vertedouro da hidrelétrica volta a ser aberto neste domingo (30), depois de 48 dias fechado, para escoar o excedente não usado na geração de energia elétrica. 

O vertimento deve continuar durante a semana que vem, especialmente de madrugada, quando normalmente o consumo de energia é menor e a produção diminui. De acordo com a programação da Operação da usina, o vertimento pode variar de 2.700 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) a 3.075 m³/s na quarta-feira, dia 2 de novembro, feriado de Finados. Não há risco de enchentes.

A última abertura ininterrupta do vertedouro de Itaipu ocorreu em 11 de setembro. Depois disso, o vertedouro foi aberto apenas duas vezes, por medida operacional, nos dias 18 de setembro e 16 de outubro. Mas ficou vertendo pouco tempo, menos de meio dia.

A Itaipu Binacional vem aproveitando ao máximo a água que chega para gerar energia elétrica. O nível de eficiência operacional é de quase 100%, um dos mais altos de todas as geradoras. Em 2016, a usina brasileiro-paraguaia, que já detém o título de maior produtora de energia elétrica acumulada, com 2,38 bilhões de megawatts-hora (MWh), deve também voltar a assumir a liderança do ranking anual, com 100 milhões de MWh – ante 90 milhões de MWh projetados para o ano pela gigante chinesa Três Gargantas, que é a maior do mundo em potência.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp