COTIDIANO

Comitês de jovens da Copagril realizam dias de campo dos Projetos Agrícolas

O concurso de projetos agrícolas tem o propósito de envolver os jovens nas atividades produtivas do campo

Mal. Cândido Rondon
Dia de Campo | 10/01/2017 17h30

Comitês de jovens da Copagril realizam dias de campo dos Projetos Agrícolas (Foto: Copagril )

 

Com o objetivo de difundir experiências e conhecimento técnico entre associados da Copagril e a comunidade, os comitês de jovens estão promovendo seus respectivos dias de campo, que fazem parte do Concurso de Projetos Agrícolas da ACJC - Associação dos Comitês de Jovens da Copagril-.

Em conjunto com os técnicos agrícolas da cooperativa e empresas parceiras da Copagril, os jovens cultivam áreas de soja e milho, realizam testes com adubação e defensivos, visando analisar resultados e alcançar a maior produtividade em cada uma das culturas.

O concurso de projetos agrícolas tem o propósito de envolver os jovens nas atividades produtivas do campo, para que possam participar de forma efetiva do processo de produção agrícola, bem como testar diferentes culturas. Além disso, por meio dos projetos, os jovens são incentivados à permanência no campo.

Participação

Dez projetos estão inscritos neste ano, envolvendo os seguintes comitês: Ação Jovem, de Novo Três Passos; Verdes Campos, de Novo Horizonte; Ordem e Progresso, de Quatro Pontes; Treze de Maio, da Linha Palmital (Margarida); Juntos Venceremos, das Linhas São João e Wilhelms (Margarida); Progresso Sem Fronteiras, de Pato Bragado; Força Jovem, de Linha Ajuricaba; Força e Poder, de Linha Concórdia; Elo Juvenil de Porto Mendes e Flor da Serra de Iguiporã.

De todos os comitês inscritos, dois já realizaram seus dias de campo: o CJC Ação Jovem foi o primeiro a exibir suas culturas. Trabalhando em parceria com a empresa Codetec e com o auxílio do técnico Edimar Oswald, o comitê realizou seu dia de campo no dia 03 de janeiro, na propriedade de Ricardo Kempfer, em Novo Três Passos. Já o segundo comitê que realizou o seu dia de campo foi o CJC Força e Poder, que trabalhou em parceria com a empresa Agroeste e com auxílio do técnico agropecuário Dominic Webers, apresentando suas culturas no dia 07 de janeiro, na propriedade de Sergio Will, na Linha Concórdia.

Regulamento

Conforme o regulamento do concurso, elaborado pela Assessoria de Cooperativismo em parceria com os coordenadores, Darci Sonego e Paulo Bruneto, a área mínima para avaliação é de quatro mil metros e os comitês que cumprirem as exigências estabelecidas e obtiverem os melhores rendimentos produtivos serão os vencedores. A assessora de cooperativismo da Copagril, Arlete Bendo, explica que nem sempre o comitê que apresentar maior rendimento vai ser o campeão. “No regulamento oficial elaborado temos uma série de exigências que devem ser cumpridas pelos comitês, que envolvem desde o envio de fotos da plantação até o uso correto do EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). O rendimento da cultura é o quesito que mais conta pontos na soma final, mas se os comitês apenas se atentarem à produção e não cumprirem as outras exigências não somarão pontos suficientes no fim do projeto”, destaca.

Próximos dias de Campo

O próximo dia de campo que está programado é o do Comitê Força Jovem de Linha Ajuricaba, que vai apresentar suas culturas no próximo sábado, dia 14.

Os demais comitês ainda não possuem uma data definida para a realização dos seus evento.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp