COTIDIANO

Oeste do Paraná apresenta grande potencial para produção de mel

O presidente da Coofamel, Wagner Gazziero, ressalta que o cenário é positivo para o mercado do mel no Brasil

Paraná
APICULTURA | 10/04/2017 18h00

Oeste do Paraná apresenta grande potencial para produção de mel (Foto: Divulgação/ Assessoria )

O Oeste do Paraná apresenta grande potencial para produção de mel, tendo em vista as condições do clima, organização cooperativa e assistência técnica disponível. Santa Helena sedia Coofamel -Cooperativa Agrofamiliar Solidária do Oeste do Paraná-, e a Fepa -Federação Paranaense de Apicultura e Meliponicultura-, órgãos que atuam na elaboração de estratégias de fomento à atividade.

O presidente da Coofamel, Wagner Gazziero, ressalta que o cenário é positivo para o mercado do mel no Brasil. “O mel brasileiro é reconhecido no mercado externo pela alta qualidade para exportação, pela variedade, por ser puro e livre de resíduos”, atesta José Milton Dallari, diretor técnico da SNA -Sociedade Nacional de Agricultura-.

Potencial no Oeste

Conforme o presidente da Fepa, Lindomar Assi, o Paraná é o maior produtor do Brasil e tem no Oeste uma referência. A região representa de 10% a 15% da produção paranaense, porém há potencial para maior crescimento.

O que se busca é desenvolver a apicultura no Estado do Paraná com apoio às associações e o trabalho no campo, segundo Assi.

Mel e derivados

A Coofamel, que também intermedia a venda de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), conta com 187 associados em 29 municípios. O mel, e seus derivados, consolida-se como o principal produto de representação.

Com o mercado em expansão a Cooperativa busca a Identificação Geográfica (IG), do mel, como forma de ampliar a comercialização e ter uma referência de produtividade.  

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp