COTIDIANO

Vertedouro de Itaipu é aberto e libera o equivalente à vazão das Cataratas do Iguaçu

Lago da hidrelétrica está cheio devido a chuvas dos últimos dias, por isso é preciso liberar excesso de água


ITAIPU | 22/05/2017 17h30

Vertedouro de Itaipu é aberto e libera o equivalente à vazão das Cataratas do Iguaçu (Foto: Reprodução/ G1 )

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decidiu neste domingo (21) abrir o vertedouro da barragem, o que não ocorria há seis meses. De acordo com a administração da empresa, o lago está muito cheio, devido às chuvas que caíram nas regiões Sul e Sudeste, cujos rios fazem parte da bacia do Rio Paraná.

A abertura do vertedouro ocorre raramente. Para os turistas que visitam a usina, que é atualmente a maior do mundo em produção de energia elétrica, a vazão da água vira um espetáculo a mais. A expectativa da administração é de que o vertimento siga de forma ininterrupta, no mínimo, até quarta-feira (24).

De acordo com a usina, a vazão de água chega a 1,4 milhão de litros por segundo. Isso é o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, em tempos de cheia.

A administração explica que, normalmente, a usina opera com volume de água na cota de 219,70 metros acima do nível do mar. A variação normal da usina fica entre 218,30 a 220,30 metros. Quando o volume de água supera esse valor, as comportas são abertas.

Com informações de G1


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp