COTIDIANO

Formação oferece diretrizes para elaboração e execução de projetos cooperados que contribuam com desenvolvimento local

Com carga horária de 36 horas, o curso teve início em maio e segue até julho

Mal. Cândido Rondon, Paraná
CURSO | 29/06/2017 11h45

Formação oferece diretrizes para elaboração e execução de projetos cooperados que contribuam com desenvolvimento local (Foto: Divulgação/ Assessoria )

Representantes de 23 cidades da região oeste do Paraná estão participando de um programa de capacitação que resultará na aplicação de projetos que contribuam para o desenvolvimento territorial local.

O curso Promotores em Desenvolvimento Territorial é uma iniciativa do Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social (ConectaDEL). A capacitação busca proporcionar conhecimentos e mecanismos para que atores locais desenvolvam e executem projetos cooperados. Na elaboração das propostas, eles devem ter em vista aspectos econômicos, socioculturais, laborais, tecnológicos, ambientais, políticos e institucionais da região.

Com carga horária de 36 horas, o curso teve início em maio e segue até julho. Permitirá, ao participante, compreender o processo territorial de desenvolvimento, ferramentas de intervenção; conceitos de gerenciamento de projetos; e formas de captação de recursos (públicos e privados). O curso será certificado pela Unila -Universidade Federal da Integração Latino-Americana-.

São quatro turmas, que realizam atividades nas cidades de Medianeira, Cascavel, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon. No total, são 140 participantes de setores públicos e privados, como técnicos, profissionais liberais, professores, membros de associações comerciais, sindicatos, organizações não governamentais, prefeituras, entre outros.

Para elaboração das propostas, os alunos contaram com o apoio de técnicos, que oferecem orientação e esclarecimentos de dúvidas. Também contam com uma plataforma virtual, onde foi disponibilizado um conjunto de leituras complementares, além de ser um canal para esclarecimento de dúvidas e integração entre alunos e tutores.

Foram elaborados 30 projetos, que agora serão agora avaliados dentro de critérios de viabilidade, qualidade e prioridades e poderão participar de um edital que oferecerá apoio financeiro e acompanhamento técnico para a sua implementação. A previsão é que o edital seja lançado em agosto e em outubro os projetos selecionados iniciem as atividades propostas.

O ConectaDEL integra o Programa Oeste em Desenvolvimento, que é resultado de parceria entre mais de 60 instituições públicas e privadas da região, entre elas o Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional. Entre 2015 e 2016, o ConectaDEL implementou seis projetos. “Os cursos do ConectaDEL permitem que os atores do território ampliem a sua visão sobre a construção de políticas públicas locais e o planejamento municipal e, também, que criem uma rede para articular o desenvolvimento de projetos cooperados que atendam às necessidades dos cidadãos e desenvolvam o território, consolidando o aprendizado”, reforça o gerente de Desenvolvimento Territorial do PTI, Jonhey Nazario Lucizani.

Atuação Municipal

No segundo semestre, o ConectaDEL promoverá a Formação em Atuação Municipal, voltada para o quadro técnico das prefeituras da região oeste e as lideranças do setor produtivo, representado pela CCaciopar -oordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná-. A capacitação busca a criação de capacidades no território, homogeneização do entendimento em planos municipais de desenvolvimento, articulação de processos de governança e planejamento municipal participativo. O intuito é ampliar a contribuição da comunidade na construção dos processos de planejamento, a fim de se construir um território com mais qualidade de vida. As atividades do curso somam 56 horas e acontecem em quatro cidades polo (Assis Chateaubriand, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Medianeira). A formação é gratuita e oferece 50 vagas por turma. Informações pelo telefone (45) 3576-7081.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp