COTIDIANO

Mais de 160 pessoas realizaram teste rápido de hepatite B e C em Mercedes

Secretaria de Saúde do Município de Mercedes realizou na última sexta-feira (28) uma campanha de mobilização contra a doença

Mercedes
Saúde | 02/08/2017 10h49

Para prevenir e detectar de forma precoce casos de hepatite entre a população, a Secretaria de Saúde do Município de Mercedes realizou na última sexta-feira (28), no Centro de Saúde, uma campanha de mobilização contra a doença.

Neste dia 168 pacientes se submeteram ao exame, totalizando 336 testes rápidos para detecção das hepatites B e C, destes, cinco resultados foram positivos para a hepatite B, já a tipo C não registrou nenhum caso. 

O teste continua sendo realizado gratuitamente na rotina semanal dos serviços da Secretaria de Saúde. As pessoas que por algum motivo não conseguiram participar da campanha podem procurar o Centro de Saúde da sede com agendamento prévio. Além do teste rápido das hepatites B e C, são feitos também os exames de Sífilis e HIV.

Os pacientes que não apresentaram resultado positivo e ainda não foram imunizados podem ir até a sala de vacinas, levando consigo a carteirinha de vacinação, para receber a imunização.

Hepatite B e C

Por ser uma doença silenciosa que ataca o fígado muitos dos portadores não sabem que estão infectados e só descobrem e começam a fazer o tratamento quando ela está em um estágio avançado ou com a cirrose hepática instalada. Os principais sintomas da doença são enjoo, perda de apetite, cansaço, dor de cabeça, pele e olhos amarelados, fezes claras, urina escura e dor abdominal.

A transmissão das hepatites B e C podem ocorrer via sexual sem uso de preservativo, materiais não esterilizados (tatuagens, alicates de unhas, piercings e lâminas de barbear), contato com o sangue contaminado e pela transmissão de mãe para o filho. A prevenção da doença se dá pela vacinação da Hepatite B, o não compartilhamento de materiais citados à cima e o uso de preservativo.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp