COTIDIANO

Estudantes rondonenses visitam a Câmara e agendam participação na Tribuna Popular

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é desenvolvido desde 2004

Mal. Cândido Rondon
VISITA | 09/08/2017 16h24

Presidente Pedro Rauber e vereador Gordinho do Suco com a professora Vera Pagnussatti e estudantes. (Foto: Cristiano Viteck )

O presidente Pedro Rauber e o vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) recepcionaram, na manhã de quarta-feira (09), estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Eron Domingues, que estiveram acompanhados da professora Vera Pagnussati. O objetivo da visita foi solicitar espaço para participação dos alunos na Tribunal Popular da Câmara de Vereadores, o qual foi de imediato autorizada por Pedro Rauber para o dia 21 de agosto.

A pauta proposta para uso da Tribuna Popular é a participação dos alunos do educandário no processo de seleção do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promovido pela Câmara dos Deputados. Na edição deste ano, que está na fase final, dos 20 projetos de estudantes paranaenses que concorrem, sete são de alunos do Colégio Estadual Eron Domingues.

Conforme a professora Vera, os projetos finalistas dos estudantes rondonenses tratam sobre os temas: educação, trânsito, combustíveis adulterados, graduação, anfiteatros nas escolas, trânsito e água/energia solar nas escolas. O resultado do processo da seleção nacional deverá ser anunciado até o final deste mês. A expectativa dos alunos e da professora é grande, pois em outras edições estudantes do Colégio Estadual Eron Domingues já conquistaram vagas entre os 78 empossados a cada ano como deputados jovens.

Para participar da seleção, os estudantes devem inscrever-se e apresentar um projeto de lei. Aqueles que criarem as melhores propostas são eleitos para o Parlamento Jovem Brasileiro. No Colégio Estadual Eron Domingues os projetos de lei são debatidos e redigidos pelos alunos como atividade da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Vera.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é desenvolvido desde 2004. O objetivo é possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o país a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Conforme o presidente Pedro Rauber, “grandes mudanças passam pela a educação e é dever da Câmara de Vereadores dar todo o incentivo e apoio às iniciativas dos estudantes e das escolas rondonenses”.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp