COTIDIANO

Encontro Nacional de Coros Juvenis reuniu mais de 400 jovens durante os dias 26 e 27

O Encoro foi realizado na Sociedade Beneficente Lar Belém

Nova Santa Rosa
Encoro | 30/08/2017 17h30

Encontro Nacional de Coros Juvenis reuniu mais de 400 jovens durante os dias 26 e 27 (Foto: Divulgação/ Assessoria )

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com o Movimento Coral Juvenil realizou durante os dias 26 e 27 o 8º Encoro – Encontro Nacional de Coros Juvenis. O Encoro foi realizado na Sociedade Beneficente Lar Belém, e reuniu mais de 400 jovens que passaram a noite de sexta e os dias de sábado e domingo, participando de oficinas, dinâmicas, brincadeiras e muito aprendizado. A recepção ficou por conta do grupo teatral dirigido pelo professor Rafael na oficina de Teatro ofertada pela Prefeitura de Nova Santa Rosa aos munícipes. Além do grupo de teatro, os palhaços Shaury e Batukinha que também ministram a oficina de Circo disponibilizada pela Prefeitura de Nova Santa Rosa, animaram os presentes com malabares e apresentações circenses.

O evento proporcionou aos participantes Oficina de Expressão Cênica com Rafael Ortolan, Oficina de Técnica Vocal com o Preparador Vocal Djonatan Ledur, Oficina de Repertório com a Regente Maíra Ferreira com o acompanhamento da Pianista Lélis de Andrade, que repassaram seus conhecimentos aos jovens.

Além das oficinas o evento contou com Caminhada Coral, com distribuição de panfletos pelo comércio local bem como amostra de cartazes e faixas sobre música, confeccionados pelos próprios coralistas, e também noite de talentos com apresentações culturais de dança, canto, teatro, comédia, entre outros. E, por fim o concerto de encerramento no domingo (27).

O Encoro – Encontro Nacional de Coros Juvenis tem como objetivo reunir os coros a fim de estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto do coral, conscientizando as comunidades sobre a importância social, educativa e cultural, incentivando a apreciação da população e o intercâmbio cultural, entre maestros, regentes, presidentes e coordenadores, professores e coralistas, como também aprender a valorizar a liderança e criatividade, acreditando mais no potencial e capacidade dos adolescentes e jovens.

O evento contou com a presença do prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, da primeira dama, Ivone Rode Pinz, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Max Hardt, da secretária de Educação e Cultura, Nilza Gerling, da secretária de Administração e Planejamento, Leila Schach Sudbrack, representando o Deputado Estadual Ademir Bier, a sua esposa Roseli Bier, o Regente Anfitrião do 8º Encoro e Coordenador do Movimento Coral Juvenil, Gerson Daniel Giese, o Diretor do Departamento de Cultura e Presidente da Comissão Central Organizadora do 8º Encoro, Fabiano Cassimiro, os oficineiros, Rafael Ortolan, Djonatan Ledur, Maíra Ferreira e Lélis de Andrade, dos regentes convidados, Elerson Dörner, Anderson Back, Soraya Rossoni e Liliane Andrejeski, da preparadora vocal Michele Coelho,  vereadores e representantes religiosos.

Caminhada coral

Como tradição no Encoro, na manhã de sábado (26) foi realizada a Caminhada Coral na Avenida Horizontina e Santo Cristo. Os jovens saíram da Praça do Colonizador, com destino a Praça da Bíblia. No caminho convidaram os munícipes e comerciantes para o grande concerto de encerramento do Encoro que foi realizado na noite de domingo (27), entregando panfletos, com faixas e cartazes.

Concerto

O concerto de encerramento do 8º Encoro foi na noite de domingo (27) e contou com a participação e apresentação dos Corais Infantis e Infanto Juvenis de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Nova Santa Rosa, que na oportunidade lançaram o Movimento Canto Coral Encanto de Criança, idealizado pelo Regente Anderson Back. O evento contou também com a participação e apresentação do Coro Municipal Juvenil de São Pedro do Iguaçu, do Coro Municipal Juvenil Villa Lobos de Entre Rios do Oeste, do Coro SerPrati de Toledo, do Coro Juvenil Municipal de Quatro Pontes, do Coro Juvenil Municipal de Marechal Cândido Rondon, do Coro Municipal Juvenil Águas de Março de Pato Bragado, do Coro Jovem Masculino Nós da Voz, do Grupo Vocal Juvenil de Mercedes e do Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa, que juntos formaram a Massa Coral.

O grand finale do Encoro foi a apresentação da Massa Coral, onde os grupos cantaram juntos músicas ensaiadas durantes os dois dias de programação, regido por Maíra Ferreira, que encantou o público com três músicas. Além da Massa Coral, cada coro participante do evento realizou apresentações individuais, com um belo espetáculo musical.

Coros

O 8º Encoro contou com a participação de dez coros das cidades de Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Toledo, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Iguaçu e Quatro Pontes. Os Corais Infantis e Infanto Juvenis de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Nova Santa Rosa são coordenados pelo Regente Anderson Back. Que também criou o Movimento Canto Coral Encanto de Criança, lançado no domingo (27).

O Coro Municipal Juvenil de São Pedro do Iguaçu, que é coordenado e regido pela Agente Cultural do Município Soraya Rossoni, com acompanhamento musical da professora de teclado Érika da Mata e contam com aulas de preparação vocal com o professor Djonatan Ledur.

O Coro Municipal Juvenil Villa Lobos de Entre Rios do Oeste, que está sob a regência e direção musical de Gerson Daniel Giese, tem o acompanhamento instrumental do pianista Anderson Back e conta com aula de técnica vocal com a preparadora vocal Michele Coelho.

O Coro SerPrati de Toledo, que é ofertado pela Sociedade Esportiva e Recreativa Prati Donaduzzi e tem como regente Gerson Daniel Giese e preparadora vocal, Michele Coelho.

O Coro Juvenil Municipal de Quatro Pontes, que está sob a regência da professora Liliane Beatriz Corrêa Andrejeski.

O Coro Juvenil Municipal de Marechal Cândido Rondon, que está sob a regência de Gerson Daniel Giese e conta com duas aulas mensais da preparadora vocal e cantora lírica Michele Coelho.

O Coro Municipal Juvenil Águas de Março de Pato Bragado, que tem como regente o maestro Gerson Daniel Giese, direção cênica Nicolas de Lima e técnica vocal a cantora lírica Michele Coelho.

Coro Jovem Masculino Nós da Voz, que é formado por adolescentes e jovens dos corais juvenis de Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e do Coro SerPrati de Toledo. É regido por Gerson Daniel Giese, tem o preparo vocal de canto lírico com Michele Coelho, como preparador vocal Djonatan Ledur e como pianista Anderson Luiz Back.

O Grupo Vocal Juvenil de Mercedes, que é parte da Orquestra de Violões, formada por adolescentes que estudam violão e canto na Casa da Cultura do município de Mercedes.

O Coro Municipal Juvenil de Nova Santa Rosa, que está sob a regência do maestro Gerson Daniel Giese, tem preparação vocal de Michele Coelho e conta com o acompanhamento do pianista Anderson Back, que rege o Coro Municipal Infantil de Nova Santa Rosa.

Responsabilidade social

O evento contou com a segunda edição do Prêmio Bom Exemplo, que arrecada doações e entrega para as entidades do município. O prêmio é realizado entre os coros participantes do Movimento Coral Juvenil, que são Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Neste ano foram arrecadados alimentos, roupas, brinquedos e materiais escolares, que serão doados para a Sociedade Beneficente Lar Belém e para o Projeto Viver, que é um projeto de contra turno escolar.

A organização do 8º Encoro também pensando na preservação e conservação do meio ambiente não disponibilizou copos descartáveis, fazendo com que cada participante trouxesse de casa ou adquirisse seu copo e adotasse ele durante os dias do evento.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp