COTIDIANO

Grupo de Pesquisa da Unioeste participa de mais um evento científico internacional

Integrantes do Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA) estiveram recentemente em Roma (Itália) onde participaram do 5th International Conference on Sustainable Development. Foram apresentados dois trabalhos desenvolvidos no GESOMA e que retratam o desenvolvimento científico nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente

Mal. Cândido Rondon
EVENTO CIENTÍFICO | 11/09/2017 16h43

Grupo de Pesquisa da Unioeste participa de mais um evento científico internacional (Foto: Divulgação/ Assessoria )

O Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA) liderado pelo professor Dr. Affonso Celso Gonçalves Jr., do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon, esteve participando do 5th International Conference on Sustainable Developmentno período de 05 a 07 de setembro em Roma (Itália). Neste evento estiveram participando os seguintes integrantes do GESOMA: Juliano Zimmermann e Élio Conradi Junior, ambos orientados de Iniciação Científica.

Os integrantes do GESOMA apresentaram dois (2) trabalhos científicos no evento, todos na área de Sistemas de Produção Vegetal Sustentável e Química Ambiental. No 5th International Conference on Sustainable Developmenthouve a participação de pesquisadores e cientistas de aproximadamente 20 países e o GESOMA foi um dos poucos grupos de pesquisa brasileiros convidados para o evento.

Em breve os integrantes do GESOMA estarão participando do 20 Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais e do 8th World Water Forum.

Segundo o professor Affonso, o desenvolvimento sustentável não pode ser considerado um sistema estático de harmonia, mas sim um processo dinâmico de constantetransformação no qual a exploração de recursos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e definição de políticas devem ser realizadas de modo consistente com as expectativas de futuro, mas sem perder o foco nas atividades e necessidades presentes.

Affonso ressalta ainda que os trabalhos científicos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA-CNPq), tem o foco em um ambiente sustentável onde reaproveitamos resíduos da agroindústria que certamente seriam descartados como lixo e transformamos estes materiais em produtos adsorventes ou carvões ativados que podem ser utilizados com grande eficácia na descontaminação de águas, o que atualmente representa um problema de grande magnitude no mundo todo. Outros trabalhos inovadores sob orientação do professor Affonso estão relacionados à contaminação em solos e lençóis freáticos, causada pela aplicação desenfreada de dejetos suínos em solos agrícolas e também trabalhos relacionados ao transporte de agrotóxicos no perfil de solos cultivados e avaliação da contaminação da água percolada utilizando lisímetro.

O sucesso de todos estes projetos é fruto de um efetivo trabalho em equipe e parcerias científicas, pois sem isso não é possível o desenvolvimento da ciência e tecnologia de forma ética e eficaz. O GESOMA tem apresentado um excelente desenvolvimento científico em virtude dos projetos aprovados nos últimos anos na área de Ciências Ambientais e também das inúmeras parcerias internacionais com diversas universidades, onde podem ser citadas universidades de Porto e Lisboa (Portugal), universidades de Barcelona, Madrid e Santiago de Compostela (Espanha) e também com universidades em Halle-Saale e Leipzig (Alemanha).

Atualmente os integrantes do GESOMA são: Affonso Celso Gonçalves Jr. (Líder e Orientador); Emerson Gasparotto (Técnico), Gilmar Gomes (Técnico), Daniel Schwantes (Pesquisador), Marcelo Campagnolo (Pesquisador), Adir Parizotto (Pesquisador), Alessandro Braccini (Pesquisador), Douglas Dragunski (Pesquisador), Josiane Dragunski (Pesquisadora), Henrique Perina (Pesquisador), Herbert Nacke (Pesquisador), Alcindo Neckel (Pesquisador), Vilson Schwantes (Pesquisador), Giulianna Watanabe (Pesquisadora), Jéssica Manfrin (Mestranda), Andréia Schiller (Mestranda) e os seguintes acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica: Juliano Zimmermann, Elio Conradi Junior, Arthur Kinkas, Alesson Eckert, Vinicius Henrique Dias de Oliveira, William Luis Junges, Guilherme Willian Kuns, Bruno Theisen e Ricardo Quinot (Secretário).

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp