COTIDIANO

Timidamente, Oktoberfest de Marechal Rondon é anunciada para os dias 27 e 28 de outubro

Atrações da festa ainda não foram anunciadas. Em Pato Bragado haverá desfile e duas bandas de Santa Catarina

Mal. Cândido Rondon, Pato Bragado, Paraná
Sem programação | 12/09/2017 15h43

(Foto: Divulgação )

Bem timidamente e com poucas informações, a Proem – Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon – emitiu nota à imprensa nesta terça-feira (12) anunciando a data para a realização da 29ª edição da Oktoberfest. Ela acontecerá no último final de semana de outubro, nos dias 27 e 28.

Apesar da nota anunciar que a Proem vem trabalhando "intensamente" para os preparativos, nada relacionado à festa foi visto até o momento, nem mesmo alguma peça publicitária ou a divulgação da programação, faltando apenas 45 dias para o evento. O diretor da entidade, Anderson Loffi Schmoeller, limitou-se a dizer que “a intenção é resgatar, gradativamente, os aspectos culturais e folclóricos da Oktoberfest rondonense, como a música, a dança e a culinária, entre outros”. E ainda que “Estamos trabalhando na elaboração da programação, com o intuito de estimular a participação e a integração do público de várias idades, desde os jovens até os idosos”.

Tímida da forma como vem sendo concebida, a Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon há muito tempo já perdeu o título de segunda maior festa alemã do Brasil. Enquanto isso, outros eventos, organizados de forma mais antecipada e com divulgação consistente, acabam ganhando espaço, tanto na região como em outras cidades do Paraná e Brasil afora.

Pato Bragado

Ao contrário da festa de Marechal Rondon, a vizinha Pato Bragado já está com toda a programação de sua festa definida e sendo amplamente divulgada. A Oktoberfest de Pato Bragado, que só cresce a cada ano que passa, em 2017 chega à sua 19ª edição e será realizada nos dias 13 e 14 de outubro no Parque de Exposições.

A programação já foi anunciada há vários dias e terá a animação de duas bandas de Santa Catarina: Orquestra Continental e Banda Munique. A festa também contará com o tradicional desfile na sexta-feira (13) a partir das 20 horas, pelas avenidas Willy Barth e Continental até o parque de exposições para abertura oficial do evento com a sangria do barril.

Outras cidades

Enquanto a organização da festa de Marechal Cândido Rondon engatinha, outras cidades sem grande expressão na cultura alemã no Paraná, aproveitam o vácuo e ganham espaço explorando o evento.

É o caso do Circuito Oktoberfest Paraná (www.oktoberfestparana.com.br), que começou este ano e está alcançando cinco cidades paranaenses: Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Cascavel.

Brasil afora

Com ampla divulgação, no Sul do Brasil, a festa mais tradicional é a de Blumenau - SC (www.oktoberfestblumenau.com.br) que em 2017 entra na sua 33ª edição. Ela acontece no período de 4 a 22 de outubro e sua organização começou tão logo terminou a edição passada.

Também tradicional e igualmente entrando na 33ª edição está a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul – RS (www.oktoberfestsantacruz.com.br), que acontece de 4 a 15 de outubro.

Ainda no Rio Grande do Sul há a famosa Oktoberfest de Igrejinha (www.oktoberfest.org.br), que entra na sua 30ª edição, de 20 a 29 de outubro.

Em São Paulo, empreendedores também perceberam as oportunidades que a festa gera e criaram este ano a 1ª Oktoberfest de São Paulo (www.saopaulooktoberfest.com.br), que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro no Complexo do Anhembi, com mais de 50 rótulos de cerveja.

Eventos paralelos em Marechal

Em Marechal Cândido Rondon há ainda eventos paralelos e que já conquistaram tradição e nos anos anteriores sempre serviam como uma espécie de aquecimento para a festa principal, apesar que em muitas ocasiões terem feito mais sucesso do que evento maior.

É o caso, por exemplo, da 10ª edição da Oktoberfest do Rotary Guarani, com jantar típico alemão, que está programada para o dia 7 de outubro no Clube Aliança, voltado a casais e com ingressos limitados.

Outro evento tradicional é a Oktoberfest promovida em parceria entre a Rádio Difusora e o Clube Corinthians, de Margarida. Este ano o evento entra na sua 12ª edição e acontece na sede do próprio clube no dia 7 de outubro.

Mais recente, mas não menos animada é a Oktoberfest de rua do Núcleo Setorial da Rua Santa Catarina. Ela também está sendo organizada para acontecer nos dias que que antecedem à festa principal.

Origem

A Oktoberfest é uma festa de origem germânica, realizada pela primeira vez na cidade de Munique (München), no Sul da Alemanha. A Festa de Outubro é um grande festival da cerveja e foi trazida para o Brasil no início do século XX, pelos imigrantes alemães. A Oktoberfest se popularizou no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul durante a década de 1980.

A maior do mundo ainda é a de Munique (www.oktoberfest.de/), onde este ano acontecerá de 16 de setembro a 3 de outubro. Lá a organização é tão perfeita, que as edições até 2021 já tem datas definidas.


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp