COTIDIANO

Desfile alegórico marca abertura da divertida Oktoberfest de Pato Bragado

Pelos menos 15 associações e entidades, além de diversos grupos já confirmaram participação no desfile e bailes

Pato Bragado
OKTOBERFEST | 13/10/2017 07h41

Todos os caminhos levam à Oktoberfest de Pato Bragado. (Foto: Marili Besso )

É tempo de Oktoberfest em Pato Bragado. A ornamentação realizada em locais como a prefeitura, portal de entrada, ruas, estabelecimentos comerciais e centro de eventos são cenário da divertida tradição germânica. O desfile alegórico na noite de hoje (13) marca o início das comemorações da 19ª edição e a ordem de participação foi definida em sorteio.

Conforme o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Sérgio Gossenheimer no desfile está confirmada a presença de 15 associações e entidades, além de diversos grupos que a partir das 20 horas, se concentram nas proximidades da prefeitura, e desfilam pelas Avenidas Willy Barth e Continental, rumo ao centro de eventos, sendo que os participantes deverão se apresentar em veículos ornamentados, com alegorias adequadas ao espírito da festa, enfatizando o tema “Willst du tanzeen” – “Quer dançar”.

Após o desfile, prefeito Leomar Rohden (Mano), vice Dirceu Anderle, presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Prigol, presidente da Comissão Central Organizadora, Sérgio Gossenheimer e outras autoridades promovem a abertura oficial com a sangria do barril de chope. A festa segue com baile animado pelas bandas Munique e Orquestra Continental. As duas bandas também animam o evento amanhã (14).

Premiação

A premiação será repassada em chope, mediante sorteio na categoria Associações e entidades, além de Grupos.

Entre as associações e entidades sorteadas, será um sorteio de 50 litros de chope, outro de 30 litros, além de outros seis sorteios que valem 20 litros, cada. Aos grupos serão dois sorteios de 50 litros de chope, dois de 30 litros e dois de 20 litros.

Opinião das autoridades

O prefeito Mano e vice Dirceu garantem que será uma das melhores festas, e tanto a administração municipal, quanto a CCO estão confiantes do grande público nas duas noites. Os gestores citam que é contagiante ver a empolgação e dedicação dos grupos e associações, na produção das mais características alegorias. “Percebemos que estão fazendo o melhor possível e nós também estamos empenhados numa organização à altura dos participantes”, enaltecem.

Opinião dos grupos

A festa se consagra pela parceria da CCO e prefeitura com as associações e entidades que colaboram na organização e durante o evento. Somado a isso, a participação dos grupos é considerada fundamental para o sucesso de toda programação.

Nesse ano com a alteração no regulamento do desfile que não é mais por premiação aos melhores colocados, e sim por sorteio entre os participantes, Márcio Schons, do The Turtles, com aproximadamente 200 integrantes, considera a mudança necessária.

Com aproximadamente 200 integrantes o The Turtles completa 20 anos em 2017 e a comemoração dessa data especial será em ritmo de Oktoberfest.  “Neste ano que vamos ver quem são os grupos que realmente desfilam por paixão, pois mesmo sem disputa, o The Turtles garante que será a melhor participação”, ressalta.

Já os coordenadores do Underground, Jean Carlos Berwaldt e Fernanda Nunes afirmam que a mudança abre oportunidades para ingresso de novos participantes. “Até então, a premiação ficava restrita a poucos grupos, mas, com certeza o nosso não participava somente pela premiação, pois o quesito maior está na animação, ir pra rua, chamar a comunidade para participar”, declaram, reforçando que a Oktoberfest não se resume só ao chope, e sim, à animação.

Jean e Fernanda garantem que os cerca de 200 integrantes do Underground estão eufóricos com o início da festa. Para eles o município tem um diferencial que é a preocupação em proporcionar o melhor, com preços diferenciados em ingressos e chope.

Há várias edições em outros grupos, Osmar Oliveira achou que seria a hora de criar uma identidade própria, e nesse ano o grupo “Os enterra tudo”, com pouco mais de 30 participantes será um dos novos a estrear na festa. “Nosso grupo é formado, em sua maioria, por casais, priorizando que o respeito e a alegria devem prevalecer”, conta.

Osmar declara que em todas as edições sempre foi muito bem atendido pela CCO e prefeitura, e de que aprovou a mudança no regulamento do desfile, tornando a premiação acessível a todos os participantes. “E dá-lhe chope e alegria”, comemora.

Menores

A permanência de pessoas entre 14 e 18 anos se dará desde que estejam munidas de autorização do responsável legal, com validade máxima de 90 dias, com firma reconhecida e de documento pessoal com foto. Já os menores de 14 anos poderão participar desde que estejam acompanhados pelos responsáveis legais e documento com foto.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp