COTIDIANO

Lavouras de Quatro Pontes sofrem com erosão causadas pela forte chuva

Até o meio-dia desta segunda-feira (30) choveu mais de 100mm

Quatro Pontes
chuvas | 30/10/2017 13h36

Até o meio-dia desta segunda-feira (30) choveu mais de 100mm (Foto: Divulgação )

As fortes chuvas registradas na última noite causaram estragos por toda região oeste do Paraná. Em Quatro Pontes, algumas lavouras foram literalmente lavadas pela ação da água, algumas formando verdadeiros rios, causando percas e prejuízos para os agricultores. Até o meio-dia desta segunda-feira (30) choveu mais de 100mm, e a previsão de acordo com o portal simepar é de mais chuva durante o dia. Observa-se também o avanço de uma frente fria pelo Oceano, na altura do Sul do País.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Pedro Becker, juntamente com o responsável pela Emater Nelson Kunzler, percorreram algumas linhas no interior na manhã de hoje, e registraram muitos estragos nas lavouras. Pedro ressalta que para o próximo ano, ações de manejo e cuidados com a conservação de solo serão realizadas em parceria com a SEAB - Secretaria de Abastecimento do Estado – objetivando melhorias neste sentido.

O secretário pondera que em algumas plantações onde o plantio de trigo foi realizado, os estragos foram menores ou nem existiram, no entanto, aqueles produtores que optaram pelo milho safrinha, amargam prejuízos consideráveis em suas terras, “a palhada do trigo serve como um filtro e absorve as águas da chuva, e a diferença é visível em dias de chuva em que a erosão é menor do que nas outras cultivares”, disse.

Vale lembrar que para este mês de outubro já choveu 100 milímetros a mais que o ano passado, e mais que o dobro para o mesmo período de 2015. Para amanhã, último dia do mês, o portal clima/tempo prevê tempo firme, com sol durante o dia e temperaturas variando entre 16º a mínima e máxima de 27º. O tempo segue firme até o dia de finados.

 

 

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp