COTIDIANO

Itaipu entrega viaturas à Polícia Ambiental Força Verde

Os veículos, modelo pick-up Amarok, serão usados nas operações de fiscalização e de policiamento da região

Paraná
viaturas | 09/11/2017 13h53

Os veículos, modelo pick-up Amarok, serão usados nas operações de fiscalização e de policiamento da região (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional )

O Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde (BPAmbFV) ganhou reforço na frota, com oito viaturas novas doadas pela Itaipu Binacional. Os veículos, modelo pick-up Amarok, serão usados nas operações de fiscalização e de policiamento da Força Verde, que atua na defesa e preservação da fauna, flora e demais recursos naturais da região.

O repasse foi nesta quinta-feira (9), no Mirante Central da hidrelétrica, com a presença de autoridades da polícia e de diretores de Itaipu. A entrega faz parte de um convênio celebrado pela binacional e a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp). O acordo foi assinado em 2015, com vigência até 2020.

“A parceria com a Polícia Ambiental é fundamental. Ela está alinhada aos preceitos de sustentabilidade de Itaipu e traduz de forma concreta as ações desenvolvidas pela binacional neste campo”, disse o diretor financeiro executivo de Itaipu, Marcos Vitório Stamm.

O comandante da Força Verde, tenente-coronel César Lestechen Medeiros, lembrou da parceria bem-sucedida, de quase duas décadas, entre Itaipu e a corporação. “Estamos juntos nesta empreitada em Foz do Iguaçu. Sem este apoio, não teríamos condições de realizar o policiamento ambiental aqui na região”.

O BPAmbFV atua em 93 municípios, com quatro companhias. O efetivo é de 575 policiais militares ambientais.

O diretor administrativo, Marcos Baumgärtner, reforçou a importância da Força Verde e também da Polícia Federal para a proteção do reservatório de Itaipu e de suas margens, no lado brasileiro. “Essa mútua colaboração entre as forças é muito importante para garantir o bem-estar da comunidade e do meio ambiente”, afirmou.

Para o superintendente de Segurança Empresarial da margem esquerda de Itaipu, Marcio Vinicius Ferreira Amaro, o reforço na frota da Polícia Ambiental será útil inclusive para o patrulhamento de áreas de preservação ambiental de Itaipu. “Sem o apoio das forças de segurança externa, fazer este trabalho seria um tanto difícil. É uma parceria que abrange também a própria segurança da Itaipu.”

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp