COTIDIANO

Profissionais promovem orientações e apontam benefícios das mudanças no estilo de vida em Pato Bragado

Intenção é de que hábitos alimentares e práticas físicas sejam incorporadas à rotina diária dos bragadenses

Pato Bragado
Saúde | 30/11/2017 11h30

Nutricionista Lovane Foletto e educadora física, Cristina Lagemann realizam o trabalho de mudança do hábito alimentar e estilo de vida da comunidade (Foto: Marili Besso )

Manter um prato com alimentos coloridos prevê uma alimentação saudável e balanceada. Mas esse pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. É difícil evitar a correria do dia-a-dia que acaba incentivando o consumo excessivo de carne, alimentos altamente calóricos, ricos em gordura e semiprontos. 

Quando há um incentivo para o ganho de bons hábitos, aliados a prática de atividades físicas, as mudanças ficam mais fáceis, prazerosas e, sem dúvida, mas saudáveis, prolongando a saúde, diminuindo filas e gastos em unidades de saúde.

Em Pato Bragado profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), de Pato Bragado, nutricionista Lovane Foletto e educadora física, Cristina Lagemann realizam esse trabalho de mudança do hábito alimentar e estilo de vida da comunidade.

São anos de dedicação com grupos de reeducação alimentar e o projeto Caminhando pela Vida (cronograma de alongamentos, caminhadas e atividades recreativas).

Essa ação integrada, realizada por Lovane e Cristina, conta com a supervisão e apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Nutricionista e educadora física relatam que nesse ano, o trabalho foi realizado durante sete meses com as zeladoras da Escola Municipal Marechal Deodoro. Semanalmente elas participaram de alongamentos e mensalmente de avaliações nutricionais e orientações sobre alimentação saudável. “Queremos que essa mudança de hábitos alimentares e estilos de vidas não sejam temporários, mas que as participantes incorporem esse novo jeito de se alimentar corretamente e continuem praticando atividade física, se possível por toda a vida”, dizem.

Elas garantem que são vários os benefícios de um estilo de vida saudável, como a diminuição do risco de hipertensão, de doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal crônica, artrose, além de certos tipos de câncer, distúrbios digestivos e problemas ortopédicos.

HÁBITOS INCORPORADOS

Por problemas de saúde Cátia Amaral já seguia uma alimentação balanceada, orientada por nutricionista. “No começo tive que tomar medicamentos, mas comecei a caminhar todo dia e mudei meus hábitos alimentares. Hoje, além de emagrecer não preciso mais dos remédios e minha saúde está 100%”, garante.

Como Cátia, Neiva Rodrigues é um exemplo de persistência e força de vontade. Ela explica que a partir das orientações repassadas pelas duas profissionais começou a comer mais frutas e verduras. Também cortou do cardápio a farinha branca e o açúcar. “As caminhadas são diárias e quando chove pulo corda, mas não dispenso a atividade física”, revela. “Aprendemos que não precisamos parar de comer tudo que temos vontade, e sim, comer com qualidade”, conclui Marleide Welter.  

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp