COTIDIANO

Pato Bragado e Itaipu promovem recuperação de nascente

Trabalhos foram realizados na linha XV de Novembro, considerando a grande vazão e vários veios de água

Pato Bragado
PROGRAMA | 01/12/2017 16h58

Adequação ambiental só foi possível através do empenho dos colaboradores da Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Emater e IAP (Foto: Marili Besso )

Desde a implantação do programa Encontros e Caminhos, diversas atividades voltadas à preservação ambiental e de cunho artístico-cultural de Pato Bragado, já foram realizadas, seguindo um plano de aplicação. O programa foi criado pela Itaipu Binacional e é executado em parceria com a administração municipal, com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

Essa semana, as ações foram concentradas na recuperação de uma nascente e da captação de água, na linha XV de Novembro, propriedade de Wilson Scheuermann. “Escolhemos essa nascente em função da grande vazão, já que possui vários veios de água, sendo responsável por grande parte do abastecimento dos moradores vizinhos”, explica a coordenadora do comitê gestor do município, professora Clarice Klein.

Segundo Clarice, essa adequação ambiental só foi possível através do empenho da Secretaria de Obras, que realizou a escavação e o transporte de pedras que foram utilizadas para a drenagem da mina e o direcionamento correto da água e, principalmente do coordenador de Programas e Projetos Ambientais da Secretaria de Agricultura, Evanir Torquist, técnico da Emater local, Adilson Winter, diretor do departamento de Meio Ambiente da prefeitura São José das Palmeiras, Quirino Kesler e até mesmo oagente de Execução do IAP, Luiz Carlos Aparecido Vicentinique arregaçaram as mangas e promoveram o serviço braçal necessário.

E os trabalhos não encerram por aí, como garante Evanir. “No início do próximo ano iremos dar sequência aos trabalhos com colocação da cerca de isolamento e recuperação da mata ciliar”.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp