COTIDIANO

Pato Bragado realiza dia intensivo de testes rápidos de HIV

Resultado do procedimento por punção digital é apresentado após 15 minutos

Pato Bragado
Saúde | 08/12/2017 17h31

Intensivo de teste rápidos é realizado em prol do Dezembro Vermelho (Foto: Divulgação Google Imagens )

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu, durante a semana, uma ampla campanha de divulgação nos setores industriais, comerciais e públicos, para que a população participe desde o início de hoje (08) da coleta de testes rápidos de HIV, na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF).

A campanha ocorre em alusão ao movimento Dezembro Vermelho, uma ação mundial de combate a Aids e os testes são realizados por profissionais do Ciscopar e da secretaria.

A enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Fernanda Regina Brod explica que o exame é realizado por punção digital, portanto, indolor, sigiloso e rápido, com resultado em cerca de 15 minutos (laudo impresso). A profissional conta que mesmo pelo município ser de pequeno porte, há casos de HIV ou de Aids que já foram notificados, e isso preocupa o setor e a Secretaria, uma vez que o Ministério da Saúde estima que para cada pessoa infectada, existem outras 10 que não sabem que estão com o vírus. “E é importante salientar que HIV é o vírus causador da Aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças e é transmitido pelo sangue, secreções, sêmen e leite materno. Já a Aids é o estágio mais avançado da doença”, revela.

O secretário de Saúde, John Nodari conta que a intenção é reforçar a campanha no próximo ano, pois mesmo pelo município ser de pequeno porte, há casos de HIV ou de Aids que já foram notificados, e isso preocupa o setor e a Secretaria, uma vez que o Ministério da Saúde estima que para cada pessoa infectada, existem outras 10 que não sabem que estão com o vírus.

Vale lembrar que na unidade básica de saúde também são realizados testes rápidos, mediante agendamento, nas quintas e sextas-feiras.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp