COTIDIANO

Pato Bragado realiza primeiro encontro do ano do programa Hiperdia

Cerca de 600 diabéticos e hipertensos são assistidos pela Secretaria de Saúde

Pato Bragado
Saúde | 08/03/2018 17h07

Índice de feridas é considerável e foi explanado pela enfermeira do Programa Mais Médicos, respectivamente Raydel Guerra Chagime e Luise Fabiane Schmitt (Foto: Marili Koehler )

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu na manhã de hoje (08), no clube de idosos Felicidade, o encontro inicial do Hiperdia. Pelo programa pacientes com diabetes e hipertensão são assistidos por profissionais do setor, recebem da farmácia da unidade básica de saúde, medicamentos após orientação médica e apresentação da receita. Os encontros também são providenciais para a realização de palestras, a exemplo de hoje com o médico e enfermeira do Programa Mais Médicos, respectivamente Raydel Guerra Chagime e Luise Fabiane Schmitt, sobre feridas.

De acordo com Luise, o índice de pessoas com feridas é considerável no município, tanto de origem vascular, as causados por diabetes e outras causas. Ela acrescenta que os encontros são divididos em cinco microáreas, sendo três encontros durante o ano, por microárea e, no fim do ano, um grande encontro com todos os cerca de 600 participantes.

Na intenção de estimular um estilo de vida saudável, hipertensos e diabéticos foram convidados pelo secretário de Saúde, John Nodari a ingressarem no projeto caminhando pela Vida. A iniciativa consiste em atividades preventivas, disponibilizadas pela secretaria como alongamentos, caminhadas, atividades físicas, avaliações nutricionais para reeducação alimentar e de saúde mental, realizado por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), nas terças e quintas-feiras, às 7h30, na praça.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp