COTIDIANO

Secretaria de Saúde realizou reunião de aprimoramento com a equipe da Atenção Básica em Mercedes

urante o encontro, foram discutidos a Programação Anual de Saúde, o relatório detalhado quadrimestral e o relatório anual de gestão

Mercedes
reunião de aprimoramento | 02/04/2018 15h18

Secretaria de Saúde realizou reunião de aprimoramento com a equipe da Atenção Básica em Mercedes (Foto: Assessoria )

A Secretaria de Saúde de Mercedes, atendendo as necessidades de qualificação e aprimoramento dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), realizou na tarde da última quarta-feira (28), uma capacitação com a equipe da atenção básica.

Durante o encontro, foram discutidos a Programação Anual de Saúde (PAS 2018), instrumento interligado com o plano de saúde, o relatório detalhado quadrimestral e o relatório anual de gestão. Constituindo uma ferramenta que possibilita o acompanhamento dos prazos estabelecidos e a análise de viabilidade permitindo assim, o reconhecimento de situações desfavoráveis e o estabelecimento de estratégias para o alcance dos objetivos do plano. 

Na oportunidade, a Enfermeira Adelete Becker também apresentou o Relatório Anual de Saúde (RAG), onde constam as ações da Secretaria Municipal de Saúde do período de 2017.

Uma das funções mais importantes do RAG é o monitoramento/avaliação, com o objetivo de orientar as intervenções e os processos de trabalho, em vários espaços, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e para a implementação e consolidação do SUS. A elaboração desse relatório envolveu a equipe de planejamento municipal de saúde.

A reunião também contou com um treinamento realizado pelas Enfermeiras Jaqueline Nicaretta e Rosangela Lenz, sobre urgências e emergências e a participação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), quando a Enfermeira Katia Loffi Martins falou sobre a coleta de amostras para exame laboratorial em casos de surtos de diarreia.

Houve ainda uma apresentação dos encontros que os profissionais de saúde participaram em março, dentre eles sobre agrotóxicos na Macro Oeste do Paraná e do Fortalecimento da Atenção Básica em Curitiba e da Ouvidoria Municipal da Saúde, que por meio da Ouvidora Estefânia Eger, apresentou o relatório gerencial de 2017.

A programação de capacitação ocorre uma vez por mês com a presença de servidores, entre enfermeiros, agentes comunitários de saúde, atendentes, médicos e demais profissionais.

O objetivo é qualificar os profissionais da área da saúde, para a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp