COTIDIANO

Pato Bragado lança programa que busca envolvimento dos estudantes nos projetos do SUS

Iniciativa da Secretaria de Saúde irá premiar equipes que desenvolverem melhores ações nas campanhas preventivas

Pato Bragado
Jovem no SUS | 25/04/2018 17h29

Secretário de Saúde, John Nodari: “Estamos buscando trazer os nossos jovens para ‘dentro’ do SUS” (Foto: Marili Koehler )

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado realiza a partir de hoje (25), as inscrições dos alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Pato Bragado, interessados em ingressar no programa municipal, “Jovem no SUS”.

De acordo com o secretário de Saúde, John Nodari o programa visa atender, capacitar, acolher, escutar, inserir e responder as demandas dos adolescentes e jovens nos serviços de saúde, através da realização de campanhas. “Estamos buscando trazer os nossos jovens para ‘dentro’ do SUS. Analisando as campanhas realizadas, verificamos que não foi possível fazer com que essa classe tivesse um envolvimento significativo nos projetos da Secretaria, despertando também o interesse dos jovens para as profissões na área da saúde. Portanto, juntamente com a equipe de colaboradores, tivemos a ideia de instituir o projeto, em parceria com os professores e vereadores que aprovaram a ideia”, expõe.

O secretário explica que as equipes deverão participar, realizando diversas ações em seis campanhas durante o ano, que serão acompanhadas pelo setor e equipe pedagógica, além de serem julgadas por uma comissão. “A que ficar em primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 3 mil. Já ao segundo lugar, será repassado R$ 1 mil”, completa.

Cada ação terá uma pontuação específica, sendo que cada equipe poderá alcançar até 100 pontos.

Campanhas

Maio Amarelo

Em frente ao centro cultural cada equipe será responsável por elaborar um cenário para exposição e conscientização de população sobre um trânsito seguro. Além disso, deverão trazer o maior número de participantes na palestra do dia 24 de maio.

Agosto Azul

Cada equipe deverá criar uma peça teatral com abordagem de pelo menos um dos seguintes assuntos: tabaco, álcool e drogas. A encenação será encenada no dia 13 de agosto.

Multivacinação

Reproduzir o mascote Zé Gotinha com materiais 100% recicláveis que serão expostos na sala de vacinas durante o período da campanha.

Outubro Rosa

Criação de uma paródia com o tema voltado à prevenção do câncer de mama e que será apresentada em palestra.

Doação de sangue

Até o final do programa as equipes deverão conscientizar o maior número de pessoas a serem doadores de sangue e realizarem ao menos uma doação no período.

Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST’s

Equipes devem trazer o maior número de pessoas para realização de testes rápidos de HIV.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp