COTIDIANO

Pato Bragado inicia formação de grupos de combate ao tabagismo

A iniciativa visa reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco

Pato Bragado
combate ao tabagismo | 27/04/2018 19h18

Encontro inicial com fumantes e suas famílias interessadas em eliminar o vício em prol da qualidade de vida (Foto: Marili Koehler )

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu, na noite de ontem (27), no centro cultural, o encontro inicial com fumantes e suas famílias interessadas em eliminar o vício em prol da qualidade de vida.

A partir do número de participantes a Secretaria irá realizar a composição de grupos de 10 a 15 pessoas que no primeiro mês participarão de quatro sessões, voltadas ao repasse de informações e trocas de experiências. A divisão dos grupos se dará a partir dos resultados do teste de Fagerström, realizado no encontro. O teste auxilia a estimar o grau de dependência da nicotina.

De acordo com o secretário de Saúde, John Nodari após o primeiro mês, conforme a necessidade individual, os integrantes serão encaminhados para tratamento específicos com profissionais como psicóloga, fisioterapeuta, enfermeiro, médico, farmacêutica, nutricionista e dentistas.

A iniciativa visa reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco. 

Interessados que não compareceram na reunião podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp