POLÍTICA

Cida anuncia mais uma Unidade Paraná Seguro para Cascavel

A governadora também confirmou recursos para investimentos em 16 municípios da região

Paraná
paraná seguro | 04/05/2018 08h35

Cascavel, no Oeste do Paraná, receberá reforço na segurança com a instalação de mais uma Unidade Paraná Seguro (UPS), a segunda do município (Foto: Orlando Kissner/ANPr )

A governadora Cida Borghetti confirmou nesta quinta-feira (03), em Cascavel, recursos para investimentos em 16 municípios da região Oeste do Estado. O montante soma R$ 5,95 milhões.

Cida disse que está unindo as forças de segurança e ampliando os investimentos na área para dar melhores condições de trabalho aos policiais para que eles possam garantir a segurança da população.

“Estamos trabalhando para integrar cada vez mais as forças policiais e, com isso, dar uma resposta mais rápida à população. Tudo isso para que as nossas famílias possam andar nas ruas sem preocupação”, afirmou a governadora.

Policiamento comunitário

A nova Unidade Paraná Seguro será instalada no bairro Santa Cruz e contará com policiais capacitados para o policiamento comunitário. A primeira UPS de Cascavel foi instalada em 2012 no bairro Jardim Interlagos. Foi também a primeira do Interior do Estado.

Hoje o Paraná conta com 14 Unidades Paraná Seguro – dez em Curitiba, duas na RMC (em Colombo e São José dos Pinhais) e duas no Interior, em Londrina e Cascavel. Elas são implantadas em localidades que historicamente sofriam com altos índices de criminalidade.

De acordo com a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha, a instalação de uma UPS é precedida de um trabalho de inteligência policial que identifica e prende traficantes, homicidas e demais criminosos.

“Nas UPS temos policiais treinados e que conhecem o perfil da região. Isso facilita a identificação das pessoas que cometem os delitos, assim como a diminuição da criminalidade no local”, afirmou.

A comandante disse ainda que para a nova UPS serão realocados alguns policiais e destinadas duas viaturas. A estrutura física sera cedida pela prefeitura de Cascavel.

O prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, disse que a nova unidade Paraná Seguro atende a uma demanda antiga dessa população.

“É um sonho de muitos anos que está sendo realizado hoje. Nas regiões Sul e Norte do Estado, onde foram implantadas UPS, tivemos uma redução significativa nos crimes. Agora, com essa nova unidade na região Oeste, tenho certeza que teremos um benefício imediato nesse desafio tão grande que é a segurança pública”, afirmou o prefeito.

Menos crimes

No evento, foram divulgados os dados da segurança do primeiro trimestre deste ano em Cascavel. Houve redução de 43% no índice de homicídios dolosos, foram 12 casos neste ano contra 21 no mesmo período do ano passado. Todos os homicídios registrados em 2018 estão solucionados.

Também foi registrada uma redução de 36% no número de roubos em Cascavel. São 242 registros nos três primeiros meses deste ano, contra 377 no mesmo período de 2017. O número de roubos de veículos no primeiro trimestre também caiu em 66%, passando de 56 para 19 registros.

“Esses números refletem o trabalho integrado das polícias, além dos investimentos em segurança que continuam sendo feitos e, agora, ainda com mais intensidade”, disse o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis, que reafirmou seu compromisso com a população. “Meu compromisso é de servir e proteger e, agora, com mais responsabilidade ainda”.

Com 25 anos de carreira na Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis ocupava o cargo de delegado-geral no Estado, antes de assumir a pasta. Delegado primeira classe, já comandou a Divisão Policial do Interior (DPI) e a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Foi responsável pelas Subdivisões Policiais de Cascavel e de Pato Branco e de várias delegacias regionais. Atuou também como corregedor de área na região Sudoeste.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Cascavel, Jorge Lange; o presidente da Câmara de Vereadores, Gugu Bueno; o reitor da União Educacional de Cascavel (Univel), Renato Silva; o deputado federal Osmar Seraglio; os secretários de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, e da Agricultura e do Abastecimento, George Hiraiwa; os deputados estaduais Adelino Ribeiro; José Carlos Schiavinato, Claudia Pereira e Elio Rusch; o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria; o delegado-geral da Polícia Civil, Naylor de Lima; vereadores e lideranças da região.

Com informações de Agência Estadual de Notícia


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp