COTIDIANO

Copagril e Sicredi sediam abertura da rodada de Encontro de Núcleos Cooperativos 2018

Os próximos Encontros serão realizados amanhã (16), em Pato Branco, dia 17 em Arapoti e no dia 18 em Arapongas

Paraná
Encontro de Núcleos Cooperativos | 15/05/2018 18h29

Copagril e Sicredi sediam abertura da rodada de Encontro de Núcleos Cooperativos 2018 (Foto: Divulgação )

Com o objetivo de abordar temas relevantes para o fortalecimento do setor cooperativista no Estado do Paraná, o Sistema Ocepar deu início hoje (15) ao ciclo de Encontros de Núcleos Cooperativos 2018, com o primeiro encontro sendo sediado pela Copagril e Sicredi Aliança PR/SP, na Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon. O evento de hoje reuniu em torno de 100 representantes de 15 cooperativas pertencentes ao Núcleo Cooperativo Oeste.

Compuseram a mesa de honra o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; representando as cooperativas anfitriãs: o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, e o presidente da Cooperativa Sicredi, Adolfo Rudolfo Freitag; o coordenador do Núcleo Oeste e presidente da C.Vale, Alfredo Lang; e os conselheiros fiscais da Ocepar, Urbano Inácio Frey, e do Sescoop, James Fernando de Morais.

Na abertura, Ricken enfatizou que os encontros de núcleos são reuniões descentralizadas da diretoria da Ocepar, sendo fundamentais para a entidade estar presente nas bases e debater relevantes assuntos para favorecer a tomada de decisões da organização. “É muito importante acompanharmos a movimentação política e econômica, elaborarmos uma agenda e buscarmos nossa representatividade. Queremos que os poderes executivos e os governos apoiem as causas das cooperativas e do Paraná”, salientou.

Em sua fala, Ricardo Chapla fez uma explanação a respeito das atividades da Copagril, mencionando a sua área de atuação, produção de grãos, suínos, aves e leite, participação na Frimesa e faturamento. Também abordou a intercooperação que a cooperativa desenvolve com outras cooperativas.

Por sua vez, Adolfo Freitag apresentou a cooperativa, relatando sobre a atuação do Sicredi na comunidade, projetos desenvolvidos e apoiados nas áreas ambiental, social, empresarial, educação financeira, agronegócio e cooperativismo.

Cenário

Durante o Encontro foram realizadas duas palestras, na primeira o doutor em Teoria Econômica pela USP, Juan Jensen, realizou uma análise dos cenários econômico e político brasileiro. Segundo ele, o cenário internacional aponta para os Estados Unidos atraindo de volta dólares que estavam fora do país, e esse retorno leva ao aumento da cotação do dólar no Brasil e demais países, sendo que a previsão é de subir ainda mais. Ainda assim, é um fator que tem pouca influência sobre a inflação brasileira, a qual é considerada baixa. Já a taxa básica de juros deve se manter próxima de 6,25% até final do ano, mas ano que vem sobe.

Conforme Juan Jensen, dois fatores favorecem o fator consumo atualmente: a retomada do emprego e do crédito, uma vez que as famílias estão com poder de contrair crédito, mas o custo de financiamento ainda precisa ser mais atrativo.

Além de expor sobre os efeitos da política monetária sobre a economia, o palestrante lembrou que o cenário eleitoral vive momento de especulações, o que tem reflexos na economia, mas terá ainda mais após a eleição do próximo presidente da República, o qual ditará os rumos do país.

Estratégia

Na sequência da programação, a gerente de Relações Institucionais do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Fabíola Nader, abordou o tema "Estratégias do cooperativismo visando as eleições 2018". Ela relatou que a OCB acompanha 979 proposições em tramitação no Congresso Nacional com impacto no desenvolvimento da atividade cooperativista do país, e que um amplo trabalho vem sendo realizado em prol do setor.

Demais núcleos

Os próximos Encontros de Núcleos serão realizados amanhã (16), em Pato Branco (Sudoeste), no dia 17 em Arapoti (Centro Sul) e no dia 18 em Arapongas (Norte-Noroeste), contando com a mesma programação de Marechal Cândido Rondon.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp