COTIDIANO

Sicredi Aliança PR/SP desenvolve oficinas e palestras durante a Semana Nacional de Educação Financeira

As ações educativas gratuitas ensinam a evitar dívidas e controlar o orçamento familiar

Paraná
Semana Nacional de Educação Financeira | 16/05/2018 19h05

Colégio Cristo Rei Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação )

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) realiza entre os dias 14 e 20 de maio a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), que tem o objetivo de conscientizar os brasileiros em relação à importância de economizar e controlar o orçamento. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões de associados no País, participa da iniciativa realizando ações que vão impactar crianças e adultos.

A Sicredi Aliança PR/SP vai promover palestras e oficinas sobre educação financeira para crianças e adultos em escolas públicas e particulares, agências, empresas e clubes durante toda a semana. A previsão é que mais de 2.500 pessoas sejam impactadas com 48 ações onde serão repassadas informações sobre finanças pessoais, entre elas a importância de manter uma reserva financeira e evitar dívidas.

Por meio do projeto Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi vem realizando desde o ano passado oficinas gratuitas de educação financeira para comunidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Até agora, a ação envolveu mais de mil colaboradores voluntários das cooperativas do Sicredi dos três estados, que receberam capacitação com base no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central. Durante a Semana ENEF esses multiplicadores vão oferecer para a comunidade informações sobre como fazer bom uso do crédito e evitar as dívidas.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag, a Semana Nacional de Educação Financeira ajuda a demonstrar a representatividade do tema. “É importante falar sobre educação financeira. É importante saber como utilizá-lo em nossas escolhas. Isso envolve razão e emoção, desejo e necessidade. Ao conversar com nossos associados e com as comunidades sobre educação financeira, também alcançamos o propósito da cooperativa que é agregar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando cuidamos das nossas finanças nós nos sentimos melhor”, analisou.

Em 2017, o Sicredi realizou 612 ações em todo País, durante a Semana ENEF, com atividades que envolveram mais de 30 mil pessoas. A expectativa é que neste ano pelo menos 700 iniciativas sejam realizadas.

Semana ENEF na Sicredi Aliança PR/SP

Externamente, a Sicredi Aliança PR/SP terá durante a semana o desenvolvimento de ações no Colégio e Escola Técnica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – CETEC, Nos Colégios Estadual de Margarida, Frentino Sackser, Cristo Rei, Eron Domingues, Sesi, Rui Barbosa e Faculdade Isepe Rondon em Marechal Cândido Rondon; Colégio Estadual Pato de Bragado, Colégio Estadual de Quatro Pontes, Colégio Estadual São José, de São José das Palmeiras, Colégio Adventista de Guaíra-PR, Colégio Estadual Leonilda Papen de Mercedes, Colégio Estadual Profº Ildo José Fritzen de Entre Rios do Oeste, Colégio Estadual Dr. Luiz Jacharias de Lima em Monte Alto, ETEC Pedro Badran em São Joaquim da Barra, CEO Anglo de Orlândia, nas empresas rondonenses Nied Materiais de Construção e Palsgaard S/A, na Cooperlindeiros, no Clube de Jovens de Mercedes, na Guarda Mirim de Ituverava, na Sociedade Beneficência de Guaíra-SP, nas rádios Tropical FM de Quatro Pontes e Rádio Difusora do Paraná, em Marechal Cândido Rondon, entre outros. No estado de São Paulo, as agências de Guaíra e Jaboticabal vão receber convidados para a oficina “Na Ponta do Lápis”, a mesma ação acontecerá no Paraná nas agências de Mercedes, Quatro Pontes, Guaíra e em Marechal Cândido Rondon nas agências Avenida Rio Grande do Sul e Dom João VI.

Ação para as crianças

Outro projeto realizado pelo Sicredi é a série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, desenvolvida em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções. O material vai mostrar ao público infantil a importância de planejar os gastos. Ao todo, serão seis edições, sendo a primeira lançada no dia 14 de maio, na sede da Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo. Ainda em 2018 serão publicadas mais duas revistas em quadrinhos e as últimas três edições no ano que vem - nos meses de maio, julho e outubro.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp