COTIDIANO

Nova Santa Rosa participa do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca

O objetivo principal do Conecta Biblioteca é aproximar a comunidade do ambiente da biblioteca e atrair novos usuários para esse aspecto cultural

Nova Santa Rosa
Encontro Nacional Conecta Biblioteca | 17/05/2018 16h27

Nova Santa Rosa participa do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, representada pelo Diretor de Cultura, Fabiano Cassimiro (Foto: Divulgação )

Até o próximo dia 18 de maio, a organização social Recode reúne, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas e dirigentes de Cultura de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Do estado do Paraná foram selecionadas 4 (quatro) Bibliotecas, sendo uma destas a Biblioteca Pública Municipal de Nova Santa Rosa, representada no evento pelo Diretor de Cultura, Fabiano Cassimiro.

O grupo de profissionais está recebendo formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.

Ainda na agenda do evento, será lançado o Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site http://recode.org.br/movimentorecode. Participam desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.

Sobre o Conecta Biblioteca

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Sobre a Recode

A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em sete países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.

O Brasil todo está conectado e agora vai abrir mais 600 oportunidades para as Bibliotecas de todo o país.

De acordo com o próprio programa, para atingir as metas, o Conecta “promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação”.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp