COTIDIANO

Concurso de desenhos ambiental premia alunos da rede municipal de Quatro Pontes

O projeto visa promover a sensibilização dos alunos sobre a importância do saneamento básico para a saúde

Quatro Pontes
MEIO AMBIENTE | 07/06/2018 07h59

Professora Neliane Giacomini Nied, diretora Rosecler Hansel, Valquíria Castro (PTI), secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, e a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, com duas das alunas do matutino vencedoras do concurso (Foto: Vanderleia Kochepka )

Nesta terça-feira (05), no Dia do Meio Ambiente, que propõe conscientizar o respeito e a importância da preservação dos recursos naturais, deu-se continuidade ao projeto de saneamento básico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e do Departamento de Meio Ambiente, sob a coordenação de Renata Dias e Valquíria Castro, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Trata-se da premiação do concurso de desenhos ambiental, que envolveu alunos do Jardim ao 5º ano, matutino e vespertino.

Na produção, cada aluno teve que representar os cuidados que se devem ter com o meio ambiente, sendo que de cada turma foram classificados dois participantes. Os vencedores do período da manhã são Davi Barbosa Lima e Mariana Rauber (Jardim I A); Heloísa Goerck e Fernando Klieman (Jardim II A); Julia Barbosa e Isadora Lunkes (Jardim II C); Paulo R. Kussmirski e Yanna Cota (1º ano A); Bianca W. Galvão e Emanueli Hass (1º ano C); Natália G. Kollett e Camile V. Sonntag (2º ano A); João Paulo Gomes e Pietra Becker (3º ano A); Júlia P. Bourscheidt e Gabrieli Weber (4º ano A); e Emily R. Hartmann e Rebeca Borchert (5º ano A).

Já da parte da tarde, os educandos ganhadores são Ana L. Muller e Bruno Luchtenberg (Jardim I B); Matheus Becker e Sofia Reckziegel (Jardim II B); Vitor Vasquez e Eduardo Tinoco (1º ano B); Pedro Mafort e Laura Weiber (2º ano B); Yohanna Weber e Bianca Kuhn (3º ano B); Wendell Ferreira e Nathalia Barbosa (4º ano B); e Djulian Matthes e Wagner de Lima (5º ano B).

Atividades

No mês de maio, as professoras de informática, inglês, arte e a bibliotecária realizaram atividades relacionadas ao projeto “Pense no meio ambiente e recicle sua mente” com todos os alunos. Durante as aulas, ouviram histórias, assistiram vídeos, desenvolveram atividades no computador, confeccionaram murais, cantigas, teatro, produziram frases sobre o ambiente que desejam e participaram do concurso de desenhos intitulado “O planeta está em nossas mãos! O que podemos fazer para preservá-lo?”.

Além disso, palestra foi ministrada por Renata e Valquíria a todos os educandos, que por meio de vídeos e conversação mostraram aspectos referentes ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos e o manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais. 

O projeto visa promover a sensibilização dos alunos sobre a importância do saneamento básico para a promoção da saúde, prevenção de doenças consumindo água tratada e de boa qualidade e preservando o meio ambiente, envolvendo o controle do consumo e aproveitamentos pela importância da água para a vida. Este trabalho também é de grande relevância porque as crianças e adolescentes são formadores de opiniões e fundamentais neste processo junto à família e à sociedade.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp