COTIDIANO

Semana do Meio Ambiente tem plantio de árvores em Quatro Pontes

A meta do atual governo é plantar quatro mil árvores até o final do mandato

Quatro Pontes
conscientização | 07/06/2018 18h42

Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, com parte dos alunos que participaram do plantio de 200 mudas de árvores (Foto: Divulgação )

De segunda (04) até a sexta-feira (08), Quatro Pontes comemora o Dia do Meio Ambiente, celebrado na terça-feira (05), com a Semana do Meio Ambiente. Na quarta-feira (06), uma ação da prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, englobou o plantio de 200 mudas de árvores, realizado em conjunto com os alunos do 8º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes, matutino e vespertino.

A iniciativa foi cumprida na propriedade rural de Bráulio Francener, localizada na Linha São João, onde já ocorreu a recuperação de nascente, nomeada de “Fonte da Vida”, inclusive no Dia da Água (22 de março). Assim, neste sítio foram plantadas mudas de ipê rosa, roxo e amarelo, além de frutas nativas, como araçá, guabiroba, cereja preta, jabuticaba e inga grande e pequeno.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, diz que ações deste tipo são válidas para toda comunidade, não somente alunos. “O meio ambiente é fácil de cuidar. As árvores retiradas da propriedade do senhor Bráulio para recuperar a nascente foram repostas com este plantio de novas espécies, mas em número muito maior. Pensamos no dono do sítio, no futuro e, de forma especial, no meio ambiente, que é o nosso foco”, comenta.

Concurso de desenhos

Integrado à programação da Semana do Meio Ambiente, deu-se sequência, na terça-feira, ao projeto de saneamento básico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e do Departamento de Meio Ambiente, sob a coordenação de Renata Dias e Valquíria Castro, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). No educandário foram entregues os prêmios do concurso de desenhos ambiental, o qual envolveu alunos do Jardim ao 5º ano, matutino e vespertino. Na produção, cada um teve que representar os cuidados que se devem ter com o meio ambiente, sendo que de cada turma foram classificados dois participantes.

No mês de maio, as professoras de informática, inglês, arte e a bibliotecária também realizaram atividades relacionadas ao projeto “Pense no meio ambiente e recicle sua mente” com todos os alunos. Durante as aulas, ouviram histórias, assistiram vídeos, desenvolveram atividades no computador, confeccionaram murais, ensaiaram cantigas e teatro, produziram frases sobre o ambiente que desejam e participaram, então, do concurso de desenhos intitulado “O planeta está em nossas mãos! O que podemos fazer para preservá-lo?”.

Além disso, palestra foi ministrada por Renata e Valquíria a todos os educandos, que por meio de vídeos e conversação mostraram aspectos referentes ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos e o manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais. “Agradeço as pessoas que se envolveram neste projeto tão importante para o município”, expõe Rosa.

4 mil árvores

Rosa conta ainda que a meta do atual governo é plantar quatro mil árvores até o final do mandato. “Até o momento, houve o plantio de mil”, afirma, acrescentando: “Ainda temos o projeto ‘Plantando árvores, colhendo frutos’, que prevê a implantação de pomar comunitário no Loteamento Jardim União, com diversas espécies de frutas. Outro projeto engloba o plantio de 1,5 mil mudas em área próxima ao município, a qual já está sendo preparada para tal. Demais mudas são distribuídas entre os produtores rurais, pois a Itaipu Binacional sempre repassa para a prefeitura. Inclusive, tenho mudas de ipê e de frutas nativas sobrando. Interessados podem me contatar para recebê-las”, expõe.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp