COTIDIANO

Cooperativas celebram hoje o Dia Internacional do Cooperativismo

No Brasil, atualmente, 6.655 mil cooperativas estão registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras

Geral
Comemoração | 07/07/2018 12h10

Hoje, no Paraná, mais de um 1,5 milhão de pessoas são ligadas a uma cooperativa (Foto: Divulgação )

Neste sábado (07) é comemorado o dia internacional do cooperativismo. Mais de 13,5 milhões de brasileiros têm motivos para celebrar, pois o cooperativismo é um modelo econômico que há mais de 200 anos contribui para o desenvolvimento de nações e pessoas em todo o mundo.

Todos os anos, a celebração é pautada por um tema global definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade de representação desse modelo econômico em nível global e da qual o Brasil faz parte. Assim, neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo celebra o tema “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”, mostrando à sociedade o papel transformador das cooperativas que, dia após dia, atuam na construção de um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Brasil

No Brasil, atualmente, 6.655 mil cooperativas estão registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (a OCB), congregando 13,2 milhões de cooperados e gerando 378,2 mil empregos diretos.

O Dia C representa todo o esforço das cooperativas brasileiras em realizar, com suas parcerias, iniciativas voluntárias, duradouras e com grande impacto transformador na vida das pessoas que residem no entorno delas. O lema do Dia C no Brasil é: “Atitudes simples movem o mundo”.

Para reforçar a contribuição das cooperativas com o mundo melhor e que todos merecem, conforme a OCB, foi assinado ontem, em Brasília, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.

Paraná

Hoje, no Paraná, mais de um 1,5 milhão de pessoas são ligadas a uma cooperativa, em 10 diferentes ramos (agropecuário, crédito, saúde, transporte, educação, infraestrutura, trabalho, habitacional, consumo e turismo).

Com informações de Assessoria Copagril


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp