COTIDIANO

Pato Bragado dá início às ações preventivas do movimento Agosto Azul

Mobilização pela promoção da saúde dos homens parte da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho da Mulher Empresária, Acibra, Ciscopar e Sebrae

Pato Bragado
prevenção | 01/08/2018 18h10

Envolvidos durante o lançamento do movimento, realizado na Acibra (Foto: Marili Koehler )

As ações do movimento Agosto Azul em Pato Bragado foram lançadas na manhã desta quarta-feira (1), na sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acibra). Engajados no trabalho de prevenção a saúde do homem está a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho da Mulher Empresária, Acibra, Ciscopar e Sebrae. 

O presidente da Acibra, Márcio Schons disse, na oportunidade, que de acordo com o lema do movimento ‘Pai, faça valer seus direitos e responsabilidades. Comece cuidado de você!’, homem de verdade é o que se preocupa com a prevenção e cuida da sua saúde, evitando o seu sofrimento e dos familiares.

Programação

Entre as ações em andamento está a comercialização de camisetas, já como uma estratégia que busca chamar a atenção dos homens e da sociedade, sendo que o lucro será revertido à Uopeccan. “Juntamente com a Secretaria de Saúde, o Conselho da Mulher Empresária está com uma escala de visitas às indústrias e comércio local, onde falaremos sobre todas as ações do movimento”, explica a vice-presidente do Conselho, Deisi Mengarda. 

Já no dia 13 de agosto, a partir das 19 horas, no centro cultural, será ministrada palestra sobre “Álcool, tabaco e drogas” pelo professor Sérgio Paulo de Oliveira e apresentadas duas peças teatrais pelos alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Pato Bragado. Os mesmos estão integrados no programa municipal Jovem no SUS.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Simoni Stein Tornquist,os participantes da palestra irão receber um brinde, além de um vale para a realização de exames gratuitos de PSA (homens acima de 40 anos) que poderão ser realizados nos laboratórios do município. “Esses exames poderão ser apresentados no dia 18, a partir das 8 horas, na Unidade Básica de Saúde, sendo que na oportunidade, também serão realizadas avaliações odontológicas e nutricionais, testes rápidos de glicose, hepatites virais, sífilis, HIV e aferição da pressão arterial, por profissionais do setor e Ciscopar, além de cortes de cabelo e design de barba pelo Senac”, revela.

“Nós, homens, temos que tomar a iniciativa de aproveitar as oportunidades que recebemos. Não me refiro apenas aos cuidados com o câncer de próstata, mas, de forma geral, percebemos que ainda há uma certa resistência da classe em relação a realização de consultas e exames preventivos, que poderiam evitar muitos sofrimentos”, defende o prefeito Leomar Rohden. 

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp