COTIDIANO

Onça-pintada e três filhotes são fotografados no Parque Nacional do Iguaçu

O flagrante aconteceu na manhã desta segunda-feira

Paraná
Natureza | 07/08/2018 14h27

(Foto: Carmel Croukamp )

Uma onça-pintada foi fotografada e filmada no início da manhã de ontem (06) acompanhada de três filhotes, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. As imagens foram divulgadas pelo Projeto Onças do Iguaçu.

Os registros foram feitos num momento em que a onça e os filhotes atravessavam a estrada que liga às Cataratas do Iguaçu. Depois que o animal adulto atravessa a rodovia no interior do parque, os filhotes também correm em direção à mata.

Há cerca de uma semana já havia ocorrido outro registro. Naquela oportunidade, uma onça foi vista com um filhote. Contudo, ainda não foi possível identificar os felinos para apurar se são duas ou apenas uma onça com filhotes no interior do Parque Nacional.

Em nota, o Projeto Onças do Iguaçu afirmou que os filhotes representam a esperança de que as onças-pintadas tenham um futuro.

O projeto ainda pediu que os motoristas que trafegam pelo parque tenham atenção e reduzam a velocidade, para não assustar os animais. Outra recomendação é manter distância, já que, uma fêmea com filhotes tende a ser mais protetora e agressiva.

Nota

Confirma abaixo, a íntegra da nota publicada em rede social pelo Projeto Onças do Iguaçu:

Oncinhas!!!

Um é pouco, dois é bom, três é demaaaaaais!!! O que pode ser melhor do que o nascimento de uma oncinha-pintada no Parque Nacional?? O nascimento de TRÊS ONCINHAS!!!!!! Sim! Hoje foi confirmado que não são uma, mas três oncinhas que nasceram. E a mãe é a Atiaia ! Hoje a Atiaia foi avistada atravessando a pista com dois filhotes no início da manhã, e um não atravessou e voltou para o mato. Nossa equipe passou o dia no local monitorando e no fim da tarde a Atiaia voltou para buscar o filhotinho que faltava! O local está sinalizado para que os motoristas reduzam ao máximo a velocidade, e placas serão também instaladas. Agradecemos a todos os motoristas que hoje dirigiram com velocidade ainda mais reduzida e cuidado redobrado. As oncinhas agradecem! É incrível sabermos que três novas oncinhas se juntaram a esta população, e esperamos que todas possam crescer e se tornar onças magníficas. Continuamos contando com a ajuda de todos na proteção destes filhotinhos. TRÊS ONCINHAS!! AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH (Desculpem o descontrole, é que nós não temos estrutura psicológica para lidar com tanta alegria e emoção) As fotos incríveis foram feitas pelo Tthiago Reginato, da nossa equipe, e pela Carmel Croukamp, Diretora Geral do Parque das Aves (porque não basta ser patrocinador, tem que participar!) :) Mil obrigadas, Carmel e Thiago, pelas horas de espera para as onças aparecerem, pelo registro sensacional (fala sério, olha a carinha desta oncinha!) e pela força!!!! #LoucosPorOnças


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp