COTIDIANO

Copagril está completando hoje 48 anos

Chapla enaltece e parabeniza a todos que contribuíram para a construção da cooperativa sólida que a Copagril é hoje

Mal. Cândido Rondon
comemoração | 09/08/2018 16h20

Ricardo Sílvio Chapla, diretor-presidente da Copagril de Marechal Cândido Rondon há 18 anos (Foto: Divulgação )

O diretor-presidente da Copagril de Marechal Cândido Rondon, Ricardo Sílvio Chapla, novo cidadão honorário do Oeste do Paraná, é nascido em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Aos 17 anos já possuía uma propriedade rural e iniciou sua trajetória no cooperativismo participando dos Comitês de Jovens Cooperativistas. Ricardo Chapla é graduado em Estudos Sociais e pós-graduado em Agronegócios pela Universidade Estadual do Paraná, com MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Chapla está na presidência da Copagril há 18 anos. Neste dia em que a Cooperativa comemora 48 anos, Ricardo fala da história e dos desafios da Copagril, do desenvolvimento e crescimento, além de ressaltar o trabalho, inclusive, cultural com seus cooperados.

“Através de suas atividades, a Copagril contribui para o desenvolvimento das regiões onde está inserida”.

Um pouco da história da Copagril em Marechal Cândido Rondon

A Copagril é uma cooperativa agroindustrial fundada em 9 de agosto de 1970 por um grupo de produtores rurais, que tinham como atividade principal agricultura e suinocultura. A união deles em forma de cooperativa ocorreu motivada pelo anseio de ter maior acesso a insumos, comercialização e valorização da produção agrícola.

A Copagril começou a funcionar em prédio alugado e recebeu os primeiros produtos agrícolas de seus associados em armazém inflável. As atividades foram se ampliando. Aos poucos, foram sendo construídos vários entrepostos de recebimento de grãos e rações, armazéns, inclusive em localidades do interior, e dando continuidade ao desenvolvimento, a Copagril se concentrou em ampliar e construir sua estrutura física com postos de combustíveis, supermercado, cooperativa de crédito, loja agropecuária, etc.

Um marco na história da Copagril foi a implantação da integração avícola, e também a inauguração da Unidade Industrial de Aves, ocorrida em 2005.

Os maiores desafios enfrentados no período em que está na presidência

Um dos desafios dessa trajetória foi justamente a conquista da Certificação Internacional da nossa planta frigorífica junto ao British Retail Consortium (BRC Food), atendendo a norma global de segurança de alimentos. Superamos com muito êxito e anualmente temos renovado esta certificação com excelente conceito, por isso a Copagril é habilitada a exportar carne de frango para diversos países.

Municípios da área de atuação da Copagril e associados dedicados à produção

Atualmente, fazem parte da área de ação da Copagril 22 municípios, sendo 13 no Paraná e nove no Mato Grosso do Sul, em 13 deles a cooperativa tem unidades instaladas.

A cooperativa oferece assistência técnica para seus mais de 5.200 associados nas atividades de avicultura, suinocultura, pecuária leiteira e agricultura, além de receber a produção de soja, milho e trigo de seus associados em 18 unidades de recebimento e armazenagem de soja e milho.

Na pecuária a cooperativa tem integração avícola e suinícola, além de assessoria técnica para produção leiteira. Na integração avícola, a Copagril tem uma Unidade de Recria de Matrizes e Produção de Ovos Férteis, no distrito de Bela Vista, em Guaíra; uma Unidade Industrial de Aves, em Marechal Cândido Rondon; e duas fábricas de ração, sendo uma em Entre Rios do Oeste. Também possui uma Estação Experimental Agrícola.

Para impulsionar a produção agropecuária de seus associados, a Copagril também presta serviços de agricultura de precisão, comercializa máquinas e implementos agrícolas.

Em sua atuação no varejo, a Copagril é proprietária de 20 lojas agropecuárias, cinco supermercados e quatro postos de combustíveis.

A Copagril também se preocupa com a promoção do conhecimento

O compartilhamento de conhecimento está na essência da filosofia cooperativista, que é fundamentada em sete princípios. O 5º princípio diz respeito à “Educação, formação e informação” e estabelece que as cooperativas devem promover a educação e a formação dos seus membros. Sendo assim, a Copagril realiza cursos, treinamentos, seminários e dias de campo visando transmitir aos seus cooperados o máximo de informações que possam contribuir para a melhoria das suas atividades, para a sustentabilidade da propriedade rural e para o aumento da renda e da qualidade de vida no campo.

Ações realizadas para comemorar os 48 anos da Cooperativa

Esse aniversário tem a sua importância no sentido de representar mais um ano na nossa história, e também por significar um ano a menos para alcançarmos o cinquentenário da Copagril, que será celebrado em 2020. Por isso, nosso foco maior não é necessariamente festejar os 48 anos, mas sim estamos mais centrados nas ações de hoje que refletirão nos resultados que alcançaremos quando completarmos 50 anos. Em razão disso, estamos trabalhando fortemente nas atividades elencadas por meio do nosso Planejamento Estratégico chamado Rota 50. Queremos chegar ao cinquentenário tendo ainda mais motivos para comemorar.

Sua mensagem aos cooperados e associados

Quarenta e oito anos de existência, com certeza, é uma trajetória respeitável e que atribuímos a todos que fazem parte desta história, desde os sócios-fundadores, nossos cooperados, fornecedores, parceiros, funcionários e clientes. Todos contribuíram, de alguma forma, para construirmos a cooperativa sólida que a Copagril é hoje, com mais de 5.200 associados e 3.000 funcionários, somando mais de 8.000 pessoas diretamente envolvidas, sem contar as famílias e tantos funcionários indiretos.

Através de suas atividades, a Copagril contribui para o desenvolvimento das regiões onde está inserida, além de interagir ativamente com a comunidade em projetos sociais e esportivos. Por tudo isso, queremos parabenizar a todos nessa data especial. E desejar que possamos todos juntos fortalecer cada vez mais a nossa cooperativa.

Tribuna do Oeste é o jornal dos municípios, ele circula todas as quintas-feiras em Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Mercedes, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Quatro Pontes. Informações e assinaturas: 3254-7886 ou 99974-3988.

 

Com informações de Jornal Tribuna do Oeste


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp