POLÍTICA

Informações úteis para o momento da votação

A votação termina as 17 horas deste domingo (07)

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado
eleições 2018 | 07/10/2018 10h17

Neste ano o eleitor terá que escolher seis candidatos para votar. Seguem algumas informações praticas que podem lhe auxiliar no momento da votação:

Qual a ordem dos candidatos:

Nas Eleições de 2018 o eleitor deverá escolher seis candidatos, sendo o presidente o último. A ordem deles deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. O eleitor pode levar uma cola com os números dos escolhidos escrito.

Data e hora correta:

A votação começou às 8h e termina às 17h (horário de Brasília) em ambos os dias. O segundo turno, caso aconteça, será em 28 de outubro de 2018.

Quais os documentos necessários:

 O eleitor deve levar um documento oficial com foto e seu título.

Posso ir vestido com camiseta e adesivo do meu candidato?

Sim, o eleitor pode usar camiseta ou adesivo do candidato, desde que se manifeste de forma individual e silenciosa. Manifestação “individual e silenciosa” significa que o eleitor não pode se juntar com outras pessoas que também estejam com roupa ou acessórios que indiquem apoio a algum partido, coligação ou candidato.

Posso adesivar meu carro e parar com ele na frente do local de votação?

Para o dia da eleição, as regras são as mesmas do restante do período eleitoral. É permitido adesivo microperfurado no para-brisa traseiro do carro e em outras posições do veículo desde que não ultrapassem meio metro quadrado. No entanto, não é possível fazer boca de urna e usar o sistema de som do carro para campanhas.

 Posso levar celular ou rádio para a cabine de votação?

Não. O eleitor não poderá ingressar na cabine de votação portando celular, máquinas fotográficas e filmadoras.

Qual é a diferença entre voto branco e nulo?

 Não há diferença entre voto branco e voto nulo para a contagem dos votos, ambos são excluídos da totalização dos resultados. O eleitor vota branco quando pressiona a tela branca da urna eletrônica e confirma. Já o voto nulo ocorre quando há erro de digitação.

Como forma de protesto, o branco pode servir para mostrar que “não tenho preferência por nenhum candidato”. O voto nulo seria um protesto por não aceitar nenhum candidato. É mentira, no entanto, que 50% de votos nulos obrigam uma nova eleição.

Devo assinar a presença como está no meu RG?

Ela deve ser igual à que está em documento oficial e é proibido incluir número, nome ou outra informação de candidatos na folha de presença.


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp