COTIDIANO

AquiAgora.net esclarece supostos problemas relatados por eleitores

Em alguns casos demorou para carregar a foto no último voto. Mas, o voto é computado

Geral
Eleições 2018 | 07/10/2018 16h54

Em função de reclamações e rumores, principalmente através de redes sociais, sugerindo a possibilidade de fraude na eleição, a reportagem do AquiAgora.net esteve no Cartório Eleitoral para esclarecer alguns fatos.

Segundo o responsável pelo Cartório, Fábio Gealh, nenhuma urna na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon apresentou problemas técnicos e precisou ser substituído. No Brasil foram substituídas 964 urnas. O pleito também transcorreu sem ocorrências mais graves.

Houve algumas queixas de eleitores, que reclamaram que a foto do seu candidato a presidente não apareceu. Fábio esclareceu que em algumas urnas, em função da lentidão do sistema, a foto do último voto (presidente) não tenha aparecido até a confirmação do voto. Isso não significa que o voto não tenha sido computado.

Mesários de seções onde o problema aconteceu chegaram a ser orientados para pedir que o eleitor esperasse carregar a foto antes de confirmar o voto.

No final dos seis votos, a urna eletrônica finaliza o processamento dos dados e aparecia uma ou duas fotos de candidatos que o eleitor votou. Mesmo aparecendo só uma ou duas, os seis votos foram computados.

A Justiça Eleitoral alerta para as informações falsas que circularam neste domingo de eleições. Elas estão sendo investigadas. Uma delas é um vídeo em que um eleitor aciona a tecla "1" e, automaticamente, aparece "13", com a foto do candidato Fernando Haddad. É um vídeo editado e, portanto, falso. 


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp