COTIDIANO

Cerca de 120 mulheres passaram pelo Dia D neste sábado em Nova Santa Rosa

As mulheres que não realizaram e não agendaram o preventivo neste mês de outubro, devem procurar a Clínica da Mulher para realizar o agendamento e fazer o exame

Nova Santa Rosa
Outubro Rosa | 09/10/2018 07h51

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa, realizou neste sábado (06) o Dia D do Outubro Rosa (Foto: Emanuela Schaedler Schnekemberg )

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Santa Rosa, realizou neste sábado (06) o Dia D do Outubro Rosa. Cerca de 120 mulheres foram atendidas para a realização de diversos exames e para a elaboração da carteirinha da mulher. Na oportunidade foram realizados 82 preventivos, as mulheres que não conseguiram realizar no sábado (06) foram marcadas para outras duas datas ainda no mês de outubro. Cerca de 65 mulheres foram encaminhadas para o exame de mamografia, e 328 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C foram realizados. Além dos exames foi verificada a pressão arterial, glicemia e feito o cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC.

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, junto da primeira dama e Presidente do Provopar, Ivone Rode Pinz, e do vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Hardt, estiveram presentes e acompanharam o Dia D do Outubro Rosa.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Hardt, o Outubro Rosa é uma campanha fundamental para os municípios. “O Outubro Rosa é uma campanha tradicional em nosso município. Neste período nós intensificamos as ações de prevenção e conscientização, procuramos falar para as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero. O fundamental em todas as ações é dar visibilidade, expor os riscos e as medidas de prevenção a esses dois tipos de câncer, que são os que mais afetam as mulheres. Nós ofertamos exames e pedimos para que as mulheres façam eles regularmente. Essa prevenção não deve ocorrer somente no mês de outubro, mas durante o ano todo.”, diz.

As mulheres que não realizaram e não agendaram o preventivo neste mês de outubro, devem procurar a Clínica da Mulher para realizar o agendamento e fazer o exame que é realizado apenas em dois dias da semana.

Outubro Rosa

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.
É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp