COTIDIANO

Proerd forma 108 alunos em Nova Santa Rosa

O Proerd tem como objetivo principal ensinar as crianças a dizerem NÃO às drogas e à violência

Nova Santa Rosa
Formatura | 21/11/2018 09h11

O evento teve diversos momentos especiais, entre eles a presença do Leão Daren, que é o mascote do Proerd, além do juramento, a entrega de certificados e a premiação para as redações destaque (Foto: Assessoria )

A formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi realizada na noite desta segunda-feira (19) no Teatro Municipal Gustavo Fischer em Nova Santa Rosa. No total, 108 alunos dos 5º anos das escolas municipais da sede e dos distritos se formaram na solenidade.

O Proerd é um programa preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal ensinar as crianças a dizerem NÃO às drogas e à violência. O evento teve diversos momentos especiais, entre eles a presença do Leão Daren, que é o mascote do Proerd, além do juramento, a entrega de certificados e a premiação para as redações destaque. O compromisso do juramento foi proferido pela aluna Julia Luiza Braun, que conduziu o discurso e foi seguida por todos os proerdianos, que com o braço direito estendido assumiram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência. Além disso, foi realizada a entrega simbólica dos certificados e a premiação das redações destaque.

Da Escola Willy Barth de Planalto do Oeste, o aluno Paulo Gustavo Franz, da Escola Arnaldo Busato de Alto Santa Fé, a aluna Larissa Naiara Schulz, da Escola Municipal Getúlio Vargas, os alunos Augusto Ricardo Bloch, Everton Asael Kufeld, Letícia Walker Kunz e Isabel Viviane Arndt, foram os selecionados com as redações destaque do Proerd, recebendo como forma de lembrança um leão de pelúcia, representando o mascote do programa.

Proerd

O Proerd é um programa preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal ensinar as crianças a dizerem NÃO às drogas e à violência. Os instrutores do Proerd são policiais militares capacitados que contam com a ativa participação dos professores e da família.

As lições do programa foram projetadas com base na teoria da aprendizagem socioemocional, que identifica as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento do indivíduo. Essas habilidades ensinam as crianças a fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos da vida, promovendo a prevenção primária e a orientação para tomar decisões seguras e responsáveis.

O Proerd ensina a criança a controlar seus impulsos e a pensar nos riscos e nas consequências, elevando sua autoestima, solidificando noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos colegas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia.

Presenças

O evento contou com a presença do prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, do Comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Capitão Valmir de Souza, do Comandante do 3º Pelotão da 2ª Companhia do BPEC, Tenente Pedro Augusto de Lima, do Comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia de Marechal Cândido Rondon, Aspirante Sidinei Hudach, do Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Nova Santa Rosa, Sargento Juliano Pruinelli, do Sargento da 2ª Companhia do 19º BPM, Sargento Valdecir Seefeld, do representante do Corpo de Bombeiros, Aspirante Ricardo Augusto Maioque Baggio,  das instrutoras do Proerd em Nova Santa Rosa, policial Erica e Lariza, da secretária de Educação e Cultura de Nova Santa Rosa, Nilza Gerling, do representante do Conselho Tutelar, conselheiro Luiz Carlos de Lima, representando os patrocinadores do programa no município, o Gerente do Supermercado Copagril de Nova Santa Rosa, Geconias Rodrigues da Cruz, o Gerente da Agência do Sicredi de Nova Santa Rosa, Vanderlei Hertz, e o Diretor Executivo do Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani. Além dos secretários municipais, diretores de departamento, vereadores e policiais militares do município de Nova Santa Rosa e região.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp