COTIDIANO

Entre Rios do Oeste recebe prêmio Gestor Público do Paraná

O prêmio veio devido ao projeto Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar

Entre Rios do Oeste
Premiação | 28/11/2018 11h19

O projeto teve o início em 2009 (Foto: Assessoria )

Programa “Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar” de Entre Rios do Oeste foi premiado pelos investimentos que a administração municipal realiza na compra da merenda escolar através da Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste (APOER).

Estiveram presentes na noite de segunda-feira (26) para receber a premiação em Curitiba, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o prefeito do município, Jones Neuri Heiden, secretária de Educação e Cultura, Marilei Lerner, secretário de Administração, Erio Bastian e a coordenadora Cultural, Rejane Anderle.

Neste ano o tema foi “Agricultura, Produtividade e Sustentabilidade” O prêmio - organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), visa incentivar as administrações públicas municipais a desenvolver ações integradas, por meio de projetos e boas práticas que garantam melhorias na qualidade de vida das comunidades onde foram desenvolvidos.  

Entre Rios do Oeste teve premiada a iniciativa “Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar”, onde através de uma Lei Federal, nº11. 947 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o município tem a obrigação de adquirir o mínimo de 30% de merenda escolar seja da agricultura familiar local.

Atualmente o município ultrapassa essa porcentagem, adquirindo cerca de 80% de produtos da agricultura familiar, ofertando para os alunos que frequentam a rede municipal de ensino, uma variedade de alimentos frescos e frutas de qualidade e principalmente livre de agrotóxicos.

Através desta iniciativa, o município fortalece a agricultura familiar local, além de incentivar os pequenos produtores rurais.

O projeto teve o início em 2009 com a inserção dos 30% da Agricultura Familiar na compra do convencional, por momento gerou preocupação em atingir esse percentual, pois diante o cenário em que os pequenos produtores se colocavam inicialmente não os motivavam a produzir para o PNAE.

Foi preciso fazer um trabalho intenso com eles ao longo dos anos, e mais especificamente, a partir de 2013, é que se buscou associar outros projetos a exemplo do Programa de Aquisição dos Alimentos (PAA), para então se conseguir trabalhar a proposta inicialmente para oferta dos produtos no PNAE. E partir daí recomeçou a remodelação da proposta de trabalho por meio do Contrato Via Itaipu, Biolabore e o Município, para realizar o projeto teve suporte técnico, que passou acompanhar os agricultores e orientar com as Boas Práticas da agricultura orgânica e agroecológica no município.

Para a secretária de Educação e Cultura, Marilei, a premiação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos produtores rurais do município, com também na alimentação saudável que é oferecida aos alunos, “Cuidar da saúde de nossas crianças também é nossa função enquanto secretaria de Educação. Por isso investimos na merenda escolar e ampliamos de 30% que é o mínimo exigido pelo FNDE e alcançamos aproximadamente 70% dos recursos recebidos com compra na Agricultura Familiar, pois sabemos com que qualidade estamos trabalhando. Temos certeza que esse prêmio é o reconhecimento que a nutricionista e a técnica da Biolabore junto com as merendeiras e a APOER merecem pelo cuidado e zelo com nossas crianças quando se trata de alimentação saudável”.

De acordo com o mandatário Jones Neuri Heiden, esse prêmio é importante para a valorização dos produtores rurais do município. “Entendemos que apoiar a Agricultura Familiar é uma forma de desenvolvimento para o município e oferecer merenda escolar de qualidade é um compromisso com nossas crianças. Aliar as duas práticas está dando tão certo que o município foi reconhecido em nível de estado com este prêmio”.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp