COTIDIANO

Conhecidos os campeões do 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu

A equipe campeã do 2º Ranking Regional é a Pesti Sumax – Irmãos Brambatti

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Paraná
classificação | 04/12/2018 13h45

O principal objetivo do Ranking é integrar os pescadores esportivos da região (Foto: Assessoria )

A Adetur Cataratas e Caminhos, juntamente com a Itaipu Binacional e as associações de pesca esportiva Aspeskas, Anpemi, Clube de Pesca Esportiva Marechal, Pesti, ICLI e Município de Mercedes, realizaram no último sábado (01), no Balneário de Santa Helena, a 6ª e última etapa do 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu. Na ocasião, foram premiados e conhecidos os melhores pescadores esportivos da região.

A entrega da premiação aos pescadores contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, o presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Jadir Darlan Puntel, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, Airton Oberger, os vereadores Paulo Vasatta, Juliana Ladeia Costa e Tânia Maffini, o representante da Unioeste, professor Doutor Éder Gubiani e os representantes das associações de pesca Aspeskas, Pesti, Anpemi e Clube de Pesca Esportiva Marechal.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

A terceira colocação foi conquistada pela equipe Escritório Contábil Águia. O segundo lugar ficou para a equipe Clube de Pesca Esportiva Marechal e a equipe campeã do 2º Ranking Regional é a Pesti Sumax – Irmãos Brambatti. As três equipes melhores colocadas no Ranking receberam troféus, prêmio em dinheiro e brindes de participação. As demais equipes foram premiadas com troféus e também houve sorteio de diversos brindes entre todos os participantes.

O principal objetivo do Ranking é integrar os pescadores esportivos da região, difundir e potencializar ainda mais os principais torneios na modalidade de tucunaré realizados no Lago de Itaipu e destacar os melhores pescadores esportivos do ano. Nesta segunda edição, as equipes buscaram em seis etapas as pontuações necessárias para definir os melhores pescadores esportivos de 2018.

Os representantes das seis associações de pesca receberam troféus de homenagem, as quais contribuíram na organização e que foram sede das etapas, deste 2º Ranking, sendo elas, Pesti (Pesca Esportiva de Santa Terezinha de Itaipu), ICLI (Iate Clube Lago de Itaipu de Foz do Iguaçu), Aspeskas (Associação de Pesca Esportiva Kai&Sara de Santa Helena), Clube Pesca Esportiva Marechal, Anpemi (Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal) e Prefeitura Municipal de Mercedes. A equipe técnica da Unioeste recebeu brindes em reconhecimento ao apoio técnico prestado ao longo do 2º Ranking Regional.

De acordo com o presidente da Adetur, Jadir Darlan Puntel, o Ranking é possível pelas parcerias firmadas. “Temos parceiros, como a Itaipu, Unioeste e associações de pesca que nos possibilitam a execução desse evento. Estamos planejando um novo formato para ano que vem ampliar o ranking. O Lago de Itaipu é o local onde mais acontecem torneios de pesca no Brasil e por isso, a Adetur estimula para que desenvolva o turismo de pesca na região oeste do Paraná. Incentivamos também a pesca esportiva com a implantação do sistema de aferição foto, vídeo, régua, que visa a preservação das espécies”, destaca.

O professor doutor do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, campus Toledo, Éder Gubiani, ressalta a parceria com a Adetur nos últimos dois anos para a execução do Ranking. “Agradecemos pela parceria firmada e com a reformulação para o próximo ano, o ranking deve aparecer ainda mais regionalmente. Nos últimos três anos foram aplicados questionários nos torneios de pesca e por isso a instituição conta com um banco de dados consistente. Provavelmente no próximo ano começaremos a divulgar esses resultados, podemos trazer essas informações para os próximos torneios e apresentar isso em forma de resultados que possuímos desses eventos. Ressaltamos que temos uma equipe por trás disso, um grupo de pesquisas que nos auxilia nesse processo todo”, afirma.

A equipe que recebeu o título de campeã é a Pesti Sumax – Irmãos Brambatti, que obteve 710,8 na pontuação geral. Adilson Brambatti, integrante da equipe, conta que no ano passado a equipe ficou em segundo lugar. “Viemos esse ano realmente para conquistar o Ranking, tivemos bons resultados praticamente em toda a costa oeste nos torneios e com isso nos sagramos campeão do 2º Ranking. Somos uma equipe de três irmãos e já viemos conversando durante a semana sobre os pontos de pesca. A pescaria é muita sorte e temos conseguido uma boa sorte, bons resultados. Acredito que para todos esses torneios que têm na costa oeste a única maneira para preservar o peixe lá no habitat dele é adotando o sistema foto, vídeo, régua, não tirar ele de lá e eu tenho certeza que daqui alguns anos teremos exemplares acima de 60 centímetros no Lago de Itaipu. A Pesti de Santa Terezinha de Itaipu, de onde eu venho, já fazemos o nosso torneio há dois anos assim, e não tem outra maneira, é foto, vídeo e régua”, finaliza.

Confira abaixo o resultado final do 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu:

- 1ª colocação com 710,8 pontos: Pesti Sumax – Irmaos Brambatti

- 2ª colocação com 672,9 pontos: Clube de Pesca Esportiva Marechal

- 3ª colocação com 667,3 pontos: Escritório Contábil Águia

- 4ª colocação com 631,2 pontos: Aspeskas II

- 5ª colocação com 609,3 pontos: Paranafer

- 6ª colocação com 538,6 pontos: Tucunamax

- 7ª colocação com 480,6 pontos: Aspeskas I

- 8ª colocação com 422,9 pontos: Stodulski Engenharia

- 9ª colocação com 376,4 pontos: Vidal e Marca

- 10ª colocação com 255,6 pontos: Sumax Fishing

- 11ª colocação com 171,4 pontos: Pesca Marechal

- 12ª colocação com 126,5 pontos: Só os Fortes

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp