COTIDIANO

Explosão causou a interrupção da energia elétrica em Marechal Rondon

Equipes da Copel trabalharam durante toda a noite para minimizar os impactos fornecimento de energia elétrica

Mal. Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado
Copel | 11/12/2018 07h51

O problema na Subestação de Marechal Cândido Rondon, que nesta segunda-feira (10)  às 19h59, deixou várias localidade sem energia elétrica, aconteceu por conta de uma explosão.

De acordo com Helio Jose Dalgallo, gerente local da Copel, um dos TPs explodiu, e estilhaços de porcelana atingiram o Transformador 1 que fica próximo, causando perfuração no casco do radiador de resfriamento do óleo isolante, e consequente vazamento de óleo. Com a explosão do TP e o arco elétrico gerado, o óleo vazado incendiou, danificando o transformador de rebaixamento.

Com isso, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica a mais de  20 mil unidades consumidoras no município de Marechal Cândido Rondon.

A princípio, o acidente não interrompeu o fornecimento de energia às subestações de Pato Bragado, Mercedes, Quatro Pontes e Nova S. Rosa, porém, como medida de segurança, por tratar-se de alta tensão (130.000 volts), para que os bombeiros pudessem controlar o incêndio, toda a subestação teve que ser desligada, desligando assim, as subestações menores nos municípios vizinhos, que são alimentadas por esta subestação.

Após controlado o incêndio, religamos gradativamente a subestação a partir das 23 horas, quando, após remanejamento das cargas, foi possível religar quase todo o sistema por volta de 00h30. Os trabalhos continuaram durante a madrugada para alteração na configuração e ajustes internos afim de minimizar os impactos no fornecimento de energia elétrica na região.


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp