ESPORTES

Associação Rondonense de Ciclismo encerra ano marcado por títulos e ações sociais

A associação foi fundada em julho de 2017 e tem como proposta difundir a prática do ciclismo em Marechal

Mal. Cândido Rondon
Fim de ano | 18/12/2018 09h15

Associados da ARC em evento de encerramento das atividades de 2018 (Foto: João Klein )

A Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) chega ao final de 2018 com uma avaliação bastante positiva diante das atividades sociais e esportivas desenvolvidas por ela ou que contaram com a participação de seus associados.

Fundada em julho de 2017, a ARC tem como proposta difundir a prática do ciclismo em Marechal Cândido Rondon, tanto no setor esportivo como no incentivo ao uso da bicicleta no dia a dia pelos rondonenses para lazer e meio de locomoção.

Para atingir esses objetivos, explica o presidente Paul Lírio Berwig, a entidade mantém uma equipe de atletas e também conta com uma agenda de eventos voltada à comunidade.

Maior do Paraná

Um dos principais destaques da Associação Rondonense de Ciclismo no ano foi a realização do maior evento de cicloturismo da história do Paraná. A marca foi alcançada em 04 de março, quando Marechal Cândido Rondon sediou a etapa de abertura do calendário de 2018 do Circuito Regional de Cicloturismo.

Mais 1.500 ciclistas de toda a região, Paraguai e Argentina participaram da atração, que além da ARC foi promovida pela Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur) e Prefeitura, com apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e patrocínios máster da Audax, Copagril, Sicoob e Sicredi.

Semana do Ciclista

Em 22 de setembro, cerca de 3 mil pessoas participaram do encerramento da 2ª Semana do Ciclista de Marechal Cândido Rondon. O evento foi realizado na Praça Willy Barth e contou com o sorteio de 17 bicicletas, 50 capacetes e brindes, recreação do Sesc, exames de saúde gratuitos, distribuição de picolés e o passeio ciclístico pelas ruas centrais da cidade.

A 2ª Semana do Ciclista foi uma promoção da ARC, Sesc e Prefeitura; com apoio da Família Rotária, Lions Club, Associação Sangue Bom, Convênio Sempre Vida, Saae, Polícias Militar, Rodoviárias Federal e Estadual, Batalhão de Fronteira e Corpo de Bombeiros.

A Semana do Ciclista tem como objetivo maior conscientizar sobre o uso seguro da bicicleta nas ruas e estradas do município.

Competições

Em 2018, a ARC criou a própria equipe de competições na modalidade de Mountain Bike, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e patrocínio do Sicredi, Finanpar, Alibra, Bicicletaria Lirio, Cercar, Constru&Cia, GP Studio Pilates, Juliana Lima Beleza Rara, MCR Bikes, Memória Rondonense, Odontologia Boger, Opção da Moda e Tintas Coresul.

Já neste primeiro ano, a equipe garantiu títulos para Marechal Cândido Rondon.

Outros atletas, que competem na modalidade Speed, também alcançaram vitórias expressivas na temporada (ver tabela de títulos).

Área social

Na área social, a Associação Rondonense de Ciclismo – que em agosto foi declarada de utilidade pública municipal – garantiu a doação de 1.500 kg de farinha de trigo a escolas e entidades assistenciais. A ação foi uma forma de agradecer a comunidade pelo apoio na realização da etapa local do Circuito Regional de Cicloturismo.

Durante a 2ª Semana do Ciclista, foram plantadas, em parceria com o Lions Clube, mil mudas de árvores em área da estação de tratamento do Saae.

A entidade ainda reformou o parquinho infantil da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, com apoio da Secretaria de Educação e parceria com as empresas de materiais de construção Arco-Íris, Constru&Cia - Nied e Laborde Tintas.

Foram reformados os brinquedos do playgropund e construída uma nova casinha, uma vez que aquela que havia no local estava com a estrutura comprometida. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 8 mil.

A ARC também fez a doação de uma bicicleta à Escola Municipal Waldomiro Liessem, em atendimento à solicitação feita pela direção e APM do educandário.

Pedalada Solidária

A última promoção do ano com a participação da ARC foi a “Pedalada Solidária – Movimentando Sua Vida no Pedal”. O evento, que encerrou o calendário de 2018 do CicloSesc, foi promovido também pelo Sesc, Associação Sangue Bom e Lions Clube, com apoio da Prefeitura. Além do passeio ciclístico, a Pedalada Solidária teve atividades alusivas ao Novembro Azul, ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes e ao Dia do Doador Voluntário de Sangue.

Títulos da ARC conquistados em 2018

Campeonato Regional Oeste de MTB

- Marcelo Konzen: bicampeão Master B Pró

- Marco Aurélio Stenzel: campeão Master 4 Sport

- Rosangela Cristina Schmitz: vice-campeã Master A

- Leonardo Schaufelberger: vice-campeão Amador 2 Sport

- Jean Michel Silva: vice-campeão Amador 1 Sport

Campeonato Paranaense de Estrada

- Paul Lirio Berwig: vice-campeãoMaster C2

Desafio das Rochas de MTB - Santa Catarina

- Marcelo Konzen: campeão Sport Master B1

- Marlise Berwig: campeãoSport Master C1

- Paul Lirio Berwig: campeão Sport Master C2

- Altair Storti: campeão Sport Master D

- Rosângela Cristina Schmitz: 3º lugar Sport Master A2

- Marco Aurélio Stenzel: 3º lugar Sport Master B2

- André Freitag: 4º lugar Sport Master A2

- Sérgio Luis Birck: 4º lugar Sport Master C1

Campeonato Estadual – Etapa Paraguai

- Sergio Luis Birck: 3º lugar Master C

5ª Ultramaratona Pata de Onça – Mato Grosso do Sul

- Marcelo Konzen: 2º lugar Master B1

- Marco Aurélio Stenzel: 4º lugar Master B2

- André Freitag e Rosângela Schmitz: 4º lugar Dupla Mista

- Douglas Thomas: 9º lugar Sub 30

- Fernanda Ribeiro: 10º lugar Onça Pintada

Desafio da Cevada de MTB – Etapa Guarapuava

- Rosângela Cristina Schmitz: 1º lugar Elite Pró

- Paul Lírio Berwig: 1º lugar Master C2 Sport

- Marlise Berwig: 1º lugar Master B Sport

- Sérgio Luis Birck: 2º lugar Master C1 Sport

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp