COTIDIANO

Entre Rios do Oeste recebe prêmio destaque através do projeto do biogás

O concurso foi lançado como forma de motivar, incentivar, valorizar e dar visibilidade às boas práticas correlatas aos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis

Entre Rios do Oeste
RECONHECIMENTO | 20/12/2018 17h18

Na ocasião, o município de Entre Rios do Oeste recebeu o prêmio destaque através do projeto Biogás que está sendo realizado no município (Foto: Assessoria )

Na última terça-feira (18), foi realizado no Centro de Eventos do Balneário de Santa Helena o 2º Concurso de Boas Práticas Sustentáveis, iniciativas para a Construção da Agenda 2030, dentro do Programa Cidades Sustentáveis.

O evento foi organizado pela Itaipu Binacional, com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Programa Cidades Sustentáveis.

Na ocasião, o município de Entre Rios do Oeste recebeu o prêmio destaque através do projeto Biogás que está sendo realizado no município, onde consiste em um arranho tecnológico de geração de energia elétrica a partir do biogás da suinocultura.

Antes do projeto, os dejetos produzidos iam para a lavoura (como adubo) e os gases gerados tornavam-se poluidores ambientais. Agora, o tal gás será canalizado para conversão em energia limpa. O restante do resíduo continua sendo empregado na lavoura como adubo, porém sem o poluidor.

O arranjo compreende 19 produtores de suínos, que produzirão biogás a partir do tratamento dos dejetos dos animais em sistema de biodigestão. O biogás será conduzido por meio de uma rede coletora de 23 km até uma minicentral termoelétrica com dois grupos motogeradores de 240kw de potência.

O concurso foi lançado como forma de motivar, incentivar, valorizar e dar visibilidade às boas práticas correlatas aos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, desenvolvidas por entidades públicas, privadas e sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas da Agenda 2030, no Oeste paranaense e em Mundo Novo (MS).

Uma das propostas é que os municípios potencializem as ações desenvolvidas localmente ou aprimorem as ações que venham de encontro aos eixos do Programa Cidades Sustentáveis.

 

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp