COTIDIANO

Rondon Placas disponibiliza emplacamento com novo modelo Mercosul

A placa tem o mesmo desenho em todos os países do Mercosul

Mal. Cândido Rondon
modelo Mercosul | 08/01/2019 14h32

A Rondon Placas está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, Nº 1374, no centro de Marechal Cândido Rondon. O telefone de contato é o (45) 3254-1704 (Foto: Cristine Kempp/AquiAgora.net )

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) começou em dezembro de 2018 a conversão das placas de automóveis adaptadas ao novo modelo adotado no Mercosul, atendendo a Resolução 729/733 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No parágrafo 5º da portaria determina que placas devem ser comercializada diretamente entre o fabricante estampador e o proprietário do veículo.

O novo modelo tem itens de segurança que permitem a rastreabilidade das placas e dos veículos por meio de QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, a implantação de um chip.

A placa tem o mesmo desenho em todos os países do Mercosul, com quatro letras e três números em fundo branco. O novo modelo tem código único e conterá todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda, o modelo do carro.

A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de Dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro Estado; troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.

Novas placas na região

A Rondon Placas, de Marechal Cândido Rondon já está realizando o novo modelo de emplacamento nos padrões Mercosul. “Nossa empresa é credenciada no Denatran e Detran, por isso podemos disponibilizar este novo modelo aos munícipes e proprietários de veículos de outras localidades, inclusive”, explica o proprietário da empresa, Marcos José Mantovani.

Marcos explica ainda, que os antigos modelos nem estão sendo mais fabricados. “E esses novos modelos, por terem vários códigos dificultam alterações, clonagem e falsificações”.

A princípio, quem possui placas refletivas em seus carros e motocicletas podem continuar circulando. Até 30 de junho de 2019 todos os estados brasileiros deverão se adequar a este novo modelo de placa. No caso de adquirir um novo veículo ou fazer a alteração da placa é necessário se deslocar até à fábrica ou então até uma estampadora, como é o caso da Rondon Placas. Somente empresas credenciadas poderão fazer a implantação dos novos modelos de placa.

Uma expectativa é de que em aproximadamente dois anos, 90% da frota de veículos possuam a placa do Mercosul.

A Rondon Placas está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, Nº 1374, no centro de Marechal Cândido Rondon. O telefone de contato é o (45) 3254-1704 ou (45) 99929-1987. Um par de placas custa R$ 250. Já a unidade, seja dianteira, traseira ou para motocicletas, custa R$ 150.


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp