COTIDIANO

Pato Bragado inaugura laboratório de robótica em educandário e inicia capacitação dos profissionais

Investimento faz com que o município seja um dos primeiros a ter uma estrutura voltada à formação de práticas pedagógicas, relacionadas à educação criativa e tecnologia reconhecida pelo Ministério da Educação

Pato Bragado
investimento | 04/02/2019 15h57

Autoridades e profissionais da educação comemoram a criação do laboratório de robótica (Foto: Marili Koehler )

Os preparativos para o começo do ano letivo estão acelerados em Pato Bragado. Com o retorno às aulas programado para quinta-feira (07), os trabalhos na Escola Municipal Marechal Deodoro iniciaram nesta segunda-feira (04), às 7h30 com inauguração do laboratório de robótica.

Ao custo de R$ 81 mil, o projeto faz de Pato Bragado um dos primeiros municípios do Estado a ter uma estrutura voltada à formação de práticas pedagógicas, relacionadas à educação criativa, com aplicação da robótica, através da tecnologia reconhecida pelo Ministério da Educação.

O investimento consta no Plano de Governo da administração do prefeito Leomar Rohden, o Mano, e vice Dirceu Anderle e também no Plano Municipal de Educação que tem como propósito a implantação do ensino integral. Foi preparado pelo departamento de Informática ao lado do laboratório de informática do educandário.

São seis notebooks, projetor, impressora 3D, kits de arduíno, kits eletrônicos e estruturais, bem como de robótica educacional e todo aparato necessário para iniciação em robótica que se dará às turmas de primeiro ao quinto ano e aos alunos do Colégio Estadual Pato Bragado.

Conteúdos e tecnologia que se completam

Valter Rodrigues Alves, responsável pelo departamento comercial da E. Tech Brasil, empresa vencedora do processo licitatório, afirma que o laboratório de robótica terá como base o Projeto de Educação Criativa com Aplicação de Robótica (Educar), englobando temas e conteúdos desenvolvidos em sala de aula de forma que as atividades vão se completando um ano após o outro.  “Portanto será feita uma imersão contínua de conceitos, relacionados à robótica, com a tecnologia presente em todos os momentos e integrada os demais conteúdos em sala para que ao longo do período, os alunos tenham contato com programação, eletrônica, construção e impressão de objetos em 3D, automação (programação com construção) e implantação de projetos pelos estudantes nas suas residências, como montagem de sensores de presença, alarmes e, por fim, o próprio robô, desenvolvendo ainda o trabalho em equipes, liderança e empreendedorismo”, explica.

O professor Marcelo André Dill será o responsável pelo laboratório. Ele e os demais professores de turmas já iniciaram o processo de 40 horas de capacitação para aplicação dos conteúdos.

Reforçando a educação

“Quando falamos em ensino integral estamos nos referindo à continuidade da qualidade da educação. E com novidades como a robótica, estaremos proporcionando mais uma experiência positiva, uma vez que os estudantes são estimulados a fazer uso do raciocínio lógico, pensamento e atenção. Todos esses elementos aumentam o poder de concentração e absorção de informações”, garante a secretária de Educação e Cultura, Cristiane Bonatto.

Mesmo no período de férias, o prefeito Mano participou da solenidade e considerou que além desse investimento, a administração tem dado sequência a série de melhorias na estrutura física externa e interna dos educandários, oferecendo capacitações necessárias aos profissionais da educação para que o município se mantenha entre os melhores em termos de qualidade, inovações e avanços no ensino.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp