COTIDIANO

Encceja 2019 terá inscrições entre 20 e 31 de maio

Em Quatro Pontes, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes disponibilizará aulas gratuitas aos inscritos

Quatro Pontes, Geral
Educação | 08/03/2019 07h44

A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O cronograma foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (1º). As inscrições serão de 20 a 31 de maio.

Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quer participar em 2019, terá que justificar a ausência entre os dias 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. Os detalhes estarão no edital, previsto para abril. As provas serão aplicadas no dia 04 de agosto para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para as pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

Em Quatro Pontes, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes disponibilizará aulas gratuitas aos inscritos, tendo por local a Escola Municipal Dona Leopoldina. As datas ainda serão definidas, bem como os conteúdos. Para participar não será necessário se inscrever, mas o participante deverá levar caderno, lápis e borracha. Já os professores serão voluntários.

Público-alvo

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Certificado X Declaração Parcial de Proficiência

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos. A Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação e a Declaração Parcial de Proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no Ensino Fundamental, e de linguagens e códigos e suas tecnologias, no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Estudos

O Inep disponibiliza Materiais de Estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento do Encceja 2017 também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma maneira de se preparar para o exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Encceja

O Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp