COTIDIANO

Em busca de aprimoramento, produtores rurais participam de oficina no interior de Pato Bragado

Técnicas de fabricação e utilização de pomadas caseiras e outros métodos alternativos de bovinos leiteiros foram repassadas com base nas necessidades do setor

Pato Bragado
oficinas | 26/04/2019 15h41

Profissionais da Biolabore apresentaram diversas receitas caseiras com plantas medicinais, contemplado dezenas de produtores (Foto: Marili Koehler )

Produtores rurais das diversas linhas do interior de Pato Bragado compareceram na noite de quinta-feira (25), no pavilhão comunitário da linha Dois Vizinhos para participarem da oficina "Fabricação e utilização de pomadas caseiras e outros métodos alternativos de tratamento de bovinos leiteiros", com a técnica em Agropecuária e Zootecnista, Cristiani Cavilhão e Engenheira Agrônoma, Caroline Maffini.

As profissionais promoveram explanações sobre a qualidade do leite, tipos de mastite, formas de contaminação, cuidados no manejo do rebanho e uso da fitoterapia no tratamento dos animais. Foram apresentadas diversas receitas caseiras com plantas medicinais, como pomadas anti-inflamatórias e antibióticos, pré e pós dipping (método de desinfecção dos tetos das vacas antes e depois da ordenhada, auxiliando assim, no controle e prevenção das mastites).

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Arlete Gross Schneider, afirma que a oficina foi realizada com base na necessidade dos produtores, considerando que uma das principais dificuldades é o custo de produção e a mastite é um dos problemas que mais onera o setor.

Arlete menciona que no dia 09 de maio, na Associação da linha São Francisco, será realizado um segundo encontro, seguindo essa linha, com inclusão do tratamento de bezerros.

As oficinas são realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Biolabore e Itaipu Binacional. 

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp