COTIDIANO

Casos de dengue confirmados sobem para 12 em Quatro Pontes

O índice de infestação é de 3,4%, conforme a 20ª Regional de Saúde de Toledo e o Ministério da Saúde

Quatro Pontes
Alerta | 30/04/2019 17h50

(Foto: Vanderleia Kochepka )

Com índice de infestação de 3,4%, conforme a 20ª Regional de Saúde de Toledo e o Ministério da Saúde, Quatro Pontes se mantêm em situação de alerta. O número de casos de dengue confirmados passou de nove para 12, sendo que outras duas pessoas com suspeita da doença aguardam resultados de exames, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2018, o índice de infestação ficou em menos de 1%, que é o preconizado. Superior a isso, a primeira situação é de alerta e depois o risco é de surto de doenças. No ano passado, o município também não registrou casos de dengue, zika ou chikungunya e nem recebeu notificações. Já em janeiro deste ano, o índice de infestação do primeiro ciclo estava baixo, sendo de 0,53%, mas as agentes de endemias encontraram muitos focos de larvas. A maior parte dos depósitos era em vasos e pratos de plantas, sucatas, cisternas, pneus e baldes.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, se diz bastante preocupado porque o número tem aumentado. “A população precisa realmente colaborar. Grande parte da comunidade está ajudando, mas ainda há pessoas não motivadas a contribuir. É triste verificar isso em um município pequeno. Unidos, sem dúvida será possível combater o mosquito transmissor. Quem é acometido pela dengue sofre muito. Cada um deve fazer o dever de casa, tomando todos os cuidados para não deixar água parada”, diz.     

Ele ainda destaca: “A agente de endemias, com o apoio das agentes de saúde, está vistoriando todas as propriedades. Precisamos abaixar o índice de infestação o quanto antes. A Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes também tem nos auxiliado por meio da recolha de entulhos. Não se apegue a materiais que não tem mais utilidade e não jogue garrafas, copos, latas em laterais de estradas, inclusive este é um problema sério no município”.

Com informações de Assessoria


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp