COTIDIANO

Aeroporto Afonso Pena fica em 4º no ranking dos melhores aeroportos do mundo

Em primeiro lugar está o aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar

Paraná, Geral
ranking | 09/05/2019 11h50

Aeroporto internacional Afonso Pena (Curitiba) (Foto: Portal da Copa )

Pontualidade e infraestrutura dos aeroportos são reclamações comuns de quem costuma viajar. Estes problemas, muitas vezes, atrapalham todo o planejamento de uma viagem. Entretanto, de acordo com um levantamento do aplicativol AirHelp (especializado em direito de passageiros), os brasileiros que costumam voar pelos aeroportos de Curitiba e Campinas só têm motivos para aproveitar: os dois estão listados no ranking dos dez melhores aeroportos do mundo.

Segundo o AirHelp, o aeroporto internacional Afonso Pena (Curitiba) é o quarto melhor do mundo. Em décimo lugar está Viracopos (Campinas). Em primeiro lugar está o aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar. Para chegar a este ranking, o portal levou em conta três fatores: cumprimento de horário, qualidade dos serviços e opções de alimentação e compras.

O primeiro quesito representa 60% da pontuação e os outros critérios representam 20%, cada. Os dados da AirHelp vêm de vários fornecedores comerciais, juntamente com seu próprio banco de dados, além de 40 mil pesquisas com passageiros, cujas informações foram coletadas em 40 países em 2018.

Na outra ponta, o pior aeroporto de mundo fica na Europa. Em último lugar do ranking, na posição 132, aparece o aeroporto de Lisboa, em Portugal. Outros europeus também estão na lista dos piores do mundo: o aeroporto de Manchester na posição 127 (Reino Unido) e o de Paris-Orly (França), no 126º lugar do levantamento.

Melhores aéreas

O AirHelp também ranqueou as melhores companhias aéreas do mundo. Nesta lista, também tem representante do Brasil: a Latam. A empresa aparece como a sexta melhor entre 72 aéreas listadas. A liderança fica com a Qatar Airways, seguida pela American Airlines e pela Aeromexico.

Entre as piores, estão duas aéreas de baixo custo (low-cost). A norueguesa Norwegian (67ª posição) e a irlandesa Ryanair (68ª posição). A primeira, inclusive, começou a operar em território brasileiro, fazendo voo Rio-Londres com tarifas 45% mais baixas que a média.

Com informações de O Globo


  


Comentários

ACESSAR SUA CONTA PARA COMENTAR    ou   CADASTRE-SE

Comente esta notícia

Ao enviar seu comentário você concorda com os Termos de Uso deste espaço.


 
Facebook Twitter WhatsApp